MENU

BUSCA

'Nunca na história de Belém teve tanto investimento', afirma Lula sobre COP 30

Presidente cumpre agenda em Belém nesta sexta (14).

Jéssica Nascimento

O presidente Lula está em Belém para visita de obras públicas da COP 30 e para entrega de habitações pelo programa social "Minha Casa, Minha Vida". Durante uma entrevista na manhã desta sexta (14/02) para a Rádio Clube do Pará, ele afirmou que o investimento que a capital paraense recebe para a conferência climática é o maior da história da cidade.


"Eu estou aqui em Belém feliz da vida. Nós vamos visitar obras, vamos visitar canteiro de obras. Você sabe que o investimento de um governo federal e o investimento do BNDES, dos bancos públicos chega a quase 5 bilhões de reais aqui. Eu acho que nunca na história de Belém teve tanto investimento em um momento para que a gente prepare Belém pra receber a chamada COP 30, que é um evento das Nações Unidas", declarou o presidente Lula. 

VEJA MAIS

Lula diz que vem a Belém entregar as obras do Ver-o-Peso
Em entrevista à Rádio Clube, o presidente afirmou que investimentos vão beneficiar os trabalhadores e turistas que frequentam o espaço

Ministro das Cidades destaca legado de obras para Belém além da COP 30
O ministro das Cidades, Jader Filho, concedeu entrevista ao jornalista Abner Luiz, do Grupo Liberal durante sua agenda no Pará, nesta sexta-feira (14/2)

Confira agenda do presidente Lula no Pará nesta sexta-feira (14/02)
Presidente deve anunciar novos investimentos no Estado

No entanto, duranto o Ciclo da Borracha, que deu origem à Belle Époque paraense, também houve um grande volume de dinheiro circulando e muitas mudanças na infraestrutura pública da cidade. Impulsionadas pelo boom econômico oriundo da comercialização do látex, várias obras de urbanização e modernização de Belém foram realizadas, capitaneadas sobretudo pelo intendente (cargo que hoje corresponde ao de prefeito) Antônio Lemos.

Aniversário de Belém: Palácio Antônio Lemos é reinaugurado nas comemorações de 408 anos da capital
A cerimônia de reinauguração foi realizada por volta das 18h30, com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e demais autoridades

Embora tenha tido outros ciclos, o tempo áureo da borracha na Amazônia aconteceu entre 1879 e 1912, embalado pela Segunda Revolução Industrial e sua demanda crescente pelo látex, para a fabricação de pneus, solas de sapatos, correias e outros produtos. 

COP 30