MENU

BUSCA

Governo do Pará e embaixada da Suíça discutem programação alusiva à COP-30

Representantes do governo suíço destacaram parceria com Brasil para ações ligadas ao meio-ambiente e apresentaram cronograma de eventos pré-cúpula

Agência Pará

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, e demais membros do Comitê Estadual para a COP 30, participaram de uma reunião nesta terça-feira, 26, com uma delegação do governo suíço para falar sobre a preparação do Estado para a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada na capital paraense em novembro de 2025.

“Estamos há 18 meses trabalhando para realizar a COP na nossa capital com a execução de obras estruturantes em mais de 30 frentes de trabalho. Também estamos atuando para oferecer soluções de hospedagem para os participantes da COP e qualificando nossa população com a abertura de 22 mil vagas em cursos de capacitação gratuitos para podermos receber a todos com conforto e eficiência. Temos certeza que o Estado do Pará tem plenas condições de realizar uma ótima COP”, disse Hana Ghassan.

VEJA MAIS

COP 30: Jader Filho destaca compromisso com políticas públicas para desenvolvimento urbano
Em pronunciamento, o ministro reforça a importância de iniciativas integradas para melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras

COP 30 em Belém deverá resgatar confiança esgarçada na COP 29, diz secretária do clima
Difícil debate sobre financiamento não deixou espaço para mais avanços nas reuniões realizadas em Baku, no Azerbaijão

Ministério do Turismo inaugura a primeira Escola Nacional de Turismo em Belém
A unidade busca potencializar o turismo na capital paraense, que sediará a COP 30, em 2025

A delegação da Suíça, composta pelo embaixador-chefe da presença Suíça no Brasil, Alexander Edelmann; Pietro Lazzeri, embaixador da Suíça no Brasil; Annette Wittwer, coordenadora regional adjunta das Américas, e Julianne Freire, responsável pelos projetos da COP 30, ressaltou que os países são parceiros históricos e estratégicos, com intensas relações bilaterais nos âmbitos político, econômico, científico e da sustentabilidade, onde há intensa cooperação em projetos de bioeconomia, agricultura tropical e manejo florestal.

Por conta deste engajamento histórico com a causa ambiental, a Suíça criou um programa especial chamado “Road to Belém” (“A caminho de Belém”), que prevê uma série de eventos e atividades planejadas pelo país em diversos Estados do Brasil até a realização da COP 30 no Pará.

Entre as atividades previstas estão a realização de um fórum de infraestrutura, uma exposição sobre o legado Suíço-Brasileiro na Amazônia, eventos sobre tecnologia limpa, finanças sustentáveis e prêmios para incentivar soluções de bioeconomia, sustentabilidade e inovação tecnológica, além da restauração da “Casa Goeldi”, que recebe o nome do naturalista suíço reconhecido pelo seu trabalho de pesquisa na Amazônia.

COP 30