MENU

BUSCA

COP 30: Jader Filho destaca compromisso com políticas públicas para desenvolvimento urbano

Em pronunciamento, o ministro reforça a importância de iniciativas integradas para melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras

Iury Costa*

Durante o ciclo de seminários “Brasil Rumo à COP 30”, realizado pelo Grupo CCR em parceria com a Editora Globo, em Brasília, o ministro das cidades, Jader Filho afirmou que a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, é uma oportunidade histórica para ampliar o debate ambiental para além das florestas, incluindo as cidades e seus desafios.

“Se Belém não for, além da COP da Floresta, a COP das Cidades, teremos dificuldades no processo ambiental. Quando falamos de meio ambiente, estamos falando essencialmente de pessoas”, destacou o ministro.

VEJA MAIS

Minha Casa, Minha Vida: Lula pede construção de banheiros a Jader Filho
As declarações foram feitas durante fala de abertura do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) nesta terça-feira, 26, em Brasília

Ministério do Turismo inaugura a primeira Escola Nacional de Turismo em Belém
A unidade busca potencializar o turismo na capital paraense, que sediará a COP 30, em 2025

Jader Filho destacou que a maioria da população da Amazônia reside em áreas urbanas, não nas florestas. Ele argumentou ser essencial incluir as cidades no debate, a fim de alinhar a agenda climática às necessidades reais da população.

“É fundamental oferecer saneamento, água e qualidade de vida para que as pessoas percebam a questão ambiental como algo benéfico”, disse.

Segundo o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acertou em trazer o evento para a região. “O mundo precisa entender o que está acontecendo aqui. Trazer a COP para uma cidade amazônica amplia as perspectivas e conecta o debate climático às realidades urbanas da região”, concluiu.

*(Iury Costa, estagiário de jornalismo sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política e Economia)

COP 30