CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

COP 30: Decreto oficializa presidência e estrutura de governança do evento climático em Belém

Texto, assinado pelo presidente em exercício Geral Alckmin, foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira

O Liberal
fonte

Decreto publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26) oficializa a estrutura de governança para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizado em Belém do Pará, dos dias 10 a 21 de novembro. O documento, assinado pelo presidente em exercício Geral Alckmin, define a competência da Presidência da COP 30, que funcionará até 1º de dezembro de 2026 e ficará responsável pela preparação, coordenação e promoção do evento. Foram detalhadas, ainda, o quadro de cargos, com suas funções de confiança, e a competência da função de Diretoria-Executiva. 

Confira aqui o decreto publicado nesta quarta-feira

No dia 21 de janeiro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou os nomes dos escolhidos para as vagas de presidente e diretora-executiva do evento sobre Mudanças Climáticas em Belém. São eles, respectivamente, o embaixador André Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e a secretária nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Ana Toni.

image Comitê Estadual da COP-30 trabalha na reta final dentro do prazo, diz Hana Ghassan
A vice-governadora, que preside o comitê estadual, explica como funciona cada uma instâncias e quais as prioridades na reta final

image TCU acata denúncia de deputado estadual sobre contratação sem licitação da OEI para COP 30
Rogério Barra (PL) questiona transparência na utilização de recursos destinados para evento global em Belém

Entre as responsabilidades está a necessidade de diálogo aberto e constante com mais de 190 países e com inúmeras organizações internacionais, sobre os mais de 100 itens na agenda de discussões da COP30. 

Na Presidência do evento, André Lago será a principal liderança política na promoção de consensos entre os negociadores e o responsável por induzir o engajamento de atores não estatais capazes de gerar soluções concretas para a mudança climática. Ele também deverá conduzir os principais procedimentos para receber governantes, técnicos, especialistas e integrantes da sociedade civil de todo o mundo. 

O embaixador é formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ingressou na carreira diplomática em 1982. Desde março de 2023, ele exerce o cargo de secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, tendo sido negociador-chefe da delegação brasileira na COP28 (Dubai, EAU) e na COP29 (Baku, Azerbaijão).

Em sua trajetória, desempenhou funções no Brasil e no exterior, em áreas como energia, clima e meio ambiente, perante organismos internacionais e na promoção comercial do Brasil. Foi chefe dos departamentos de Energia e de Meio Ambiente, no Ministério das Relações Exteriores, e negociador-chefe do Brasil em diversas conferências ambientais e climáticas e também na Rio+20. Serviu nas embaixadas em Madri, Praga, Washington e Buenos Aires e na Missão junto à União Europeia, em Bruxelas. Foi embaixador do Brasil no Japão (2013-2018) e na Índia (2018-2023). 

Já Ana Toni, economista, doutora em Ciência Política e integrante da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade, possui longa trajetória direcionada ao fomento de projetos e políticas voltados à justiça social, meio ambiente e mudança do clima. Foi diretora Executiva do Instituto Clima e Sociedade - ICS (2015-2022), presidente de Conselho do Greenpeace Internacional (2010 a 2017), diretora da Fundação Ford no Brasil (2003-2011) e da ActionAid Brasil (1998-2002). Também atuou como conselheira do Grupo Gold Standard, Fundo Baobá para Equidade Racial, Light e Vibra Energia, IPAM, entre outros.

Na função de diretora-executiva da COP 30, ela deverá auxiliar o Presidente na definição de diretrizes, na implementação das ações relacionadas à COP30 e na coordenação das frentes de trabalho relacionadas à COP30.

De acordo com o Governo Federal, com o remanejamentos de servidores da Casa Civil e do Ministério das Relações Exteriores, a estrutura não aumenta despesas e garante a realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
COP 30
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!