MENU

BUSCA

Comitê COP30 lança propostas ao Governo Federal com ideias para ‘adiar o fim do mundo’

O documento é direcionado para as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) que serão apresentadas pelo Brasil durante a COP 30.

Lívia Ximenes

O Comitê COP30 lançou, nessa terça-feira (15), o documento “Nossa Chance: uma NDC ambiciosa para adiar o fim do mundo”, direcionado ao Governo Federal. Com propostas de adaptação climática, restauração ecológica, sistemas alimentares, demarcação territorial e governança climática, a organização apresenta ideias para as Contribuições Nacionalmente Determinadas (Nationally Determined Contributions — NDCs) do Brasil. O país deve apresentar novas NDCs durante a 30ª Conferência das Partes (COP30) da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em Belém do Pará no próximo ano.

VEJA MAIS

O que é Amazônia Azul? Conheça a área incorporada ao mapa brasileiro
A zona possui 5,7 quilômetros quadrados de extensão, conforme a Marinha do Brasil

Governo do Pará assina acordo para criação do ‘Edifício COP 30’
Acordo entre Estado, Ministério da Previdência e setor privados é um primeiro passo para garantir capacitação e alojamentos para evento em Belém

Cop 30: Bill Gates participará da conferência climática em Belém
Executivo ainda elogia o desempenho do Brasil em alguns aspectos da saúde pública, entenda

Durante a COP30, os países que assinaram o Acordo de Paris participam da terceira rodada de envio das NDCs com metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE). O tratado internacional, assinado por 196 países, compromete os Estados na luta contra o aquecimento global, mantendo a elevação da temperatura do planeta abaixo de 2°C em comparação aos níveis do período pré-industrial. Entre os GEE estão dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (NO2) e ozônio (O3), por exemplo.


Com o “Nossa Chance”, o Comitê COP30 fornece sugestões para as Contribuições Nacionalmente Determinadas do Brasil. A primeira delas foca na ligação entre questões ambientais e sociais, considerando as necessidades da população brasileira vinculadas a ações de mitigação e adaptação climática. “Considerar a diversidade e a pluralidade de populações, seus territórios e maretórios e suas especificidades nos espaços regionais, urbanos e rurais”, diz a quinta diretriz do tópico.


Em relação à adaptação climática, o documento pondera que a ação é benéfica e evita que o país acione políticas de Perdas e Danos. Uma das atividades propostas é “promover a capacitação técnica dos municípios para a elaboração de planos de adaptação, com a utilização de ferramentas de modelagem climática e de avaliações de risco, garantindo, assim, que esses planos sejam revisados periodicamente, com participação popular e orientados pela comunidade científica.”

Outras recomendações do Comitê COP30 dizem respeito à restauração ecológica, focada em conservar e recuperar ecossistemas degradados; sistemas alimentares, para transformar os modos de produção e consumo alimentício em sustentáveis, com alinhamento à ciência e cultura local; demarcação territorial, visando regularização fundiária no Brasil; e governança climática, visando promover autonomia do governo brasileiro perante políticas climáticas.

VEJA MAIS

Vitórias-régias morrem após seca de canal em Santarém, oeste do Pará; vídeo
A planta, presente em ponto turístico no Rio Tapajós, é utilizada como matéria-prima em restaurante ribeirinho. A estiagem, provocada por mudanças climáticas, atingiu 69% da Amazônia Legal em 2024

Setembro fecha como um dos meses mais secos da história nos últimos 60 anos
Pancadas de chuvas devem começar nesta primeira semana de outubro

Projeto mapeia áreas vulneráveis para doenças associadas ao clima no Pará
Projeto da Fiocruz realizou, nesta segunda-feira (23), uma das etapas do estudo, no campus da UFPA em Cametá

O documento “Nossa Chance: uma NDC ambiciosa para adiar o fim do mundo” é uma campanha assinada pela Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação (ABECO), Núcleo de Pesquisa Ação Pública, Território e Ambiente (ACTA), Águas Resilientes, Amazônia de Pé, Comitê Chico Mendes, Instituto Mapinguari, Laboratório da Cidade, Mandí, Observatório do Marajó, Puxirum do Bem Viver, Rede Vozes Negras pelo Clima e Tapajós de Fato. O Comitê COP30 é formado por organizações não governamentais (ONGs), coletivos e grupos de pesquisa brasileiros.

Clique aqui para ler o “Nossa Chance: uma NDC ambiciosa para adiar o fim do mundo” na íntegra.

(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão de Enderson Oliveira, editor de OLiberal.com)

COP 30