IBGE abre mais 6,6 mil vagas para recenseadores no Pará e outros 16 estados; veja como se inscrever
Desta vez, a seleção não terá aplicação de prova nem pagamento de taxa de inscrição
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado que busca preencher 6.514 vagas de recenseador e 251 vagas de agente censitário municipal e agente censitário supervisor, para trabalho temporário no Censo 2022, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Há oportunidades no Pará e em outros 16 estados brasileiros. As informações são do Estadão.
Como se inscrever?
As inscrições estão abertas até a próxima segunda-feira, dia 29 de agosto. Desta vez, a seleção não terá aplicação de prova nem pagamento de taxa de inscrição.
Os interessados devem comparecer a um dos postos de inscrição do IBGE para entregar o formulário de inscrição preenchido e assinado. Mais informações sobre edital e inscrição estão disponíveis no site do IBGE.
VEJA MAIS
Quais os requisitos?
A seleção de novos trabalhadores temporários ocorrerá por meio de análise de títulos, como diplomas ou certificados de conclusão de cursos dos ensinos fundamental, médio ou superior.
O candidato a recenseador precisa ter o ensino fundamental completo. Já as funções de agente censitário municipal e agente censitário supervisor exigem ensino médio completo. Em ambos os cargos, os candidatos devem ser maiores de 18 anos.
Qual o valor da remuneração?
A remuneração do recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados. O candidato poderá simular valores de remuneração por meio do link disponível no endereço do Censo 2022.
Para função de ACM, a remuneração mensal será de R$2.100,00. Para função de ACS, será de R$1.700,00.
Para onde são as vagas?
Há oportunidades para o trabalho de recenseador em 17 estados: Alagoas, Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina e Tocantins. As vagas de agentes censitários estão distribuídas em 16 estados: Acre, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina e Tocantins.
Qual o tempo de duração do contrato?
A previsão de duração do contrato de recenseador é de até três meses, enquanto que nas funções de agentes censitários se estende por até cinco meses. O órgão frisa, no entanto, que os contratos podem ser prorrogados.
Veja as vagas abertas no Pará:
Para os cargos de Recenseador
- Cumaru do Norte - 06 vagas
- Itaituba - 12 vagas
- Itaituba (Região de Moraes de Almeida) - 08 vagas
- Jacareacanga – 05 vagas
- Novo Progresso – 09 vagas
- Novo Repartimento – 04 vagas
- Uruará – 03 vagas
Para os cargos de agente censitário municipal e agente censitário supervisor
- Cumaru do Norte – 01 vaga
(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA