Círio 2021 encerra com Imagem Peregrina sendo levada para o meio do povo
Diretoria da festa surpreendeu a todos ao dar uma volta com a imagem ao redor das ruas da Basílica
Após seis horas e muitos percalços, o Círio de Nazaré 2021 terminou com surpresa. Os fiéis que esperavam próximo da Basílica pela chegada da Imagem Peregrina viram os protocolos previamente acordados serem todos quebrados. A diretoria da festa decidiu, no final da programação, retirar a imagem da Berlinda, que foi colocada na Praça Santuário, e dar uma volta pelas ruas que ficam ao redor da Basílica, emocionando a todos. Reveja, minuto a minuto, como foi toda a procissão realizada pelo povo.
A procissão começou com a missa na Catedral da Sé. Em seguida, a imagem foi colocada no carro aberto e, ao invés de se dirigir logo para onde estava o helicóptero, foi para perto da multidão que acompanhava a missa que deu início a “procissão” de domingo. Dom Alberto Taveira explicou o motivo da aproximação da imagem, que (mesmo sem as pessoas saberem) se repetiria no final.
“Eu tenho que encontrar forma de fazer o Círio chegar até a Basílica. Então, o que eu vou fazer? Vou entregar Nossa Senhora de Nazaré a vocês. O Círio é do povo. O povo é que faz o Círio”, afirmou o arcebispo de Belém, que em seguida, pediu para que todos estendessem as mãos para receber as bençãos de Nossa Senhora de Nazaré. Para isso, Dom Alberto ergueu a imagem.
Só então que o roteiro programado seguiu, com a imagem se dirigindo até o píer da Casa das Onze Janelas. No local, o sobrevoo não iniciou logo. Primeiro porque os aviões da Esquadrilha da Fumaça homenagearam Nossa Senhora de Nazaré com a frase “Círio de Nazaré” escrita nos céus de Belém. Depois, a espera continuou um tempo porque eram muitos urubus no céu e atrapalharam a saída do helicóptero. A situação se resolveu e começou o sobrevoo pela Região Metropolitana de Belém.
VEJA MAIS
O sobrevoo demorou um pouco mais que no ano passado. O helicóptero passou por 15 hospitais da Grande Belém e, antes de seguir para a Basílica, ainda fez uma parada no Graesp (Grupamento Aéreo de Segurança Pública). Depois, retomou o caminho pelos céus até a Basílica Santuário.
Próxima aos devotos
Na chegada no Centro Social de Nazaré, a imagem foi levada até a grade localizada na avenida Gentil Bittencourt. Muitas pessoas estavam nesse local para ver a padroeira dos paraenses, levando milhares ao choroo. Em seguida, foi colocada na berlinda e seguiu até a Praça Santuário, onde seria novamente quebrado o protocolo. A imagem foi retirada da berlinda e deu uma volta entre as ruas que cercam a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
O caminho começou na Avenida Nazaré, depois foi para a Travessa 14 de Março, retornou pela Nazaré e passou pela Travessa Alberto Ramos até a Generalíssimo. Após a “volta olímpica”, a imagem foi colocada na berlinda e ficará na Praça Santuário até o final da quadra nazarena.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA