MENU

BUSCA

Jovem paraense interpreta a Castanheira no Arrastão do Círio 2024 e celebra fé e cultura popular

Saimon Silva, devoto de Nossa Senhora de Nazaré, interpretará a Castanheira no Arrastão do Círio, destacando a conexão entre fé, cultura e a biodiversidade amazônica

Igor Wilson

O administrador paraense Saimon Silva, de 25 anos, viverá um momento especial neste sábado (12), quando participará do espetáculo Ode à Amazônia no tradicional Arrastão do Círio de Nazaré, organizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem. Devoto de Nossa Senhora de Nazaré, Saimon irá interpretar a Castanheira, uma das maiores árvores presentes na região amazônica e símbolo de força e resistência da floresta.

"Hoje estou representando uma das maiores árvores da biodiversidade do Pará, que é a castanheira, nesse grande mundo que é o Arraial do Pavulagem, que hoje a gente tem como Arrastão do Círio, em alusão a Nossa Senhora de Nazaré", comenta Saimon, que participa ativamente das festividades do Círio.


Todos os anos ele marca presença na trasladação, no sábado, e na procissão principal, no domingo. "Sim, sou devoto. Todos os anos eu sempre vou na trasladação, no sábado, e aos domingos eu vou numa das estações da corda. Hoje eu também faço parte do Batalhão da Estrela, que faz parte do Arraial do Pavulagem", destaca.

O Arrastão do Círio promete transformar o centro histórico de Belém em um palco de celebração cultural, com músicas e apresentações artísticas. Diferente dos famosos arrastões juninos, o cortejo de outubro incorpora símbolos próprios do Círio de Nazaré, como a Barca de Miriti, que substitui o tradicional Boi Pavulagem, em referência ao Círio Fluvial e à devoção à Rainha das Águas.

VEJA MAIS

‘Eu trouxe ele, Mãezinha’, diz Janja sobre presença de Lula no Círio 2024 em Belém
Os dois participam da Romaria Fluvial do Círio de Nazaré, também chamada de Círio Fluvial

No Círio Fluvial, ministro Jader Filho fala em ‘emoção gigante’ e pede bênçãos para os paraenses
Jader Filho participa da comitiva do governo federal que veio acompanhar o Círio de Nazaré em Belém neste ano

Motorromaria do Círio de Nazaré 2024 reúne milhares de motociclistas em Belém
Criada em 1990 pela Federação Paraense de Motociclismo, a Motorromaria se tornou um dos principais símbolos da festividade

O Batalhão da Estrela, grupo que lidera o cortejo, toca ritmos tradicionais como Mazurca, Retumbão, Samba de Cacete e Rojão, trazendo uma sonoridade distinta ao Arrastão. Elementos de miriti adornam o evento, enquanto instrumentos como as castanholas de taperebá, de Bragança, e o Roque-Roque conectam a festa à natureza, criando uma experiência imersiva para o público.

A concentração começou às 9h, na Boulevard Castilhos França, no sentido Ver-o-Peso. Após a chegada do Círio Fluvial, o cortejo seguirá pela avenida 16 de Novembro até a Praça Dom Pedro II, onde a banda Arraial do Pavulagem fará sua apresentação ao lado de convidados especiais, encerrando mais uma edição dessa celebração que une devoção e cultura popular.

Círio 2024