MENU

BUSCA

Motorromaria do Círio de Nazaré 2024 reúne milhares de motociclistas em Belém

Criada em 1990 pela Federação Paraense de Motociclismo, a Motorromaria se tornou um dos principais símbolos da festividade

Ana Laura Carvalho

Pontualmente às 11h57 deste sábado (12), iniciou-se em Belém a Motorromaria do Círio de Nazaré 2024. A romaria começou logo após a chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à Escadinha do Cais do Porto, sucedendo o Círio Fluvial.

Assim que a Imagem chegou ao Cais, foi recebida por milhares de motociclistas que a acompanharam em procissão até o Colégio Gentil Bittencourt, passando pelas avenidas Presidente Vargas e Nazaré. A Imagem permanecerá no colégio até a noite de hoje (12), quando ocorrerá a Trasladação, dando sequência às celebrações religiosas. Veja:


Várias autoridades marcaram presença, entre elas Dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém, além de outros membros da Igreja Católica. Também participaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama Janja da Silva, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o ministro das Cidades, Jader Filho. Membros da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) também estavam presentes.​

A Motorromaria, criada em 1990 pela Federação Paraense de Motociclismo, é um dos principais símbolos da festividade, reunindo motociclistas de toda a capital, de diversas regiões do estado e de outros lugares do Brasil. Ao som de buzinas, eles acompanham a Imagem Peregrina até o Colégio Gentil Bittencourt, localizado na avenida Magalhães Barata, no bairro de Nazaré.

Entre os motociclistas estava Iracema Figueiredo, 43 anos, que trabalha como motociclista por aplicativo. Desde às 9h15, ela aguardava ansiosa na Escadinha do Cais do Porto. “Meu irmão, que sempre acompanhava, faleceu em 2018. A gente vinha junto e, desde então, continuamos por ele. Ele era apaixonado pela Motorromaria”, contou, emocionada. Iracema revelou que, todos os anos, pede proteção para Nossa Senhora de Nazaré, especialmente para seu trabalho sobre duas rodas. “Trabalho o dia todo e só paro na hora do almoço. Sempre peço proteção e, este ano, também prosperidade”, completou.

Outro destaque foi “Fera Preta”, presidente do primeiro motoclube feminino da região Norte, “As Feras do Asfalto”. “Já são 13 anos que participamos dessa grande festa. É muita emoção! Eu, junto com esse povo maravilhoso e todas as Feras do Asfalto”, celebrou.

Círio 2024