Círio 2022: Marinha abre inscrições para embarcações da Romaria Fluvial
Além da romaria, haverá um concurso com a embarcação mais bem decorada, que será feito em parceria com a Setur
As inscrições das embarcações para o Círio Fluvial 2022 já podem ser realizadas, gratuitamente. O período começou nesta segunda-feira (19) e segue até 7 de outubro, na sede da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), que fica na rua Gaspar Viana, 575. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 8h15 às 11h45 e de 13h30 às 15h. Mais informações pelo fone (91) 3218-3950. Para este ano, a expectativa da Marinha do Brasil é de que pelo menos 400 embarcações sejam inscritas. E uma das novidades desta edição é um concurso cultural.
Nesta terça-feira (20), a Marinha do Brasil vai apresentar o planejamento e regras da romaria fluvial em uma coletiva de imprensa. Na ocasião, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) lançará bandeira e adesivo que serão fornecidos para as embarcações devidamente inscritas e inspecionadas pela CPAOR. Uma comissão da SETUR embarcará em um Navio da Marinha para julgar a ornamentação dos meios participantes. A embarcação eleita como a melhor decorada será agraciada com o troféu Carlos Roque.
VEJA MAIS
A CPAOR, Organização Militar subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), vai coordenar o tráfego aquaviário durante o translado fluvial da Imagem. Esta medida visa garantir a segurança da navegação, evitando que condutores tentem se aproximar do Navio Hidroceanográfico (NHo) “Garnier Sampaio”, que conduzirá a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré pelo 22º ano. A Marinha terá mais de 250 militares envolvidos no Círio Fluvial.
Somente as embarcações que efetuarem inscrição na CPAOR e estiverem com a bandeira e/ou adesivo fornecidos pela Setur e, entregues pela CPAOR, poderão permanecer e/ou navegar na área em que será realizado o Círio Fluvial. O trajeto é da baía do Guajará entre o distrito de Icoaraci e o porto de Belém, chegando na Escadinha da Estação das Docas.
"A Marinha orienta que os participantes do Círio Fluvial sigam à risca as regras de segurança de tráfego aquaviário: não superlotarem as embarcações, principalmente, “rabetas” e “canoas”; o uso do colete salva-vidas é obrigatório; crianças menores de 12 anos não devem ser transportadas em balsas e motos aquáticas, etc. Além disso, é importante ressaltar que, por questões de segurança, os navios não poderão adentrar o isolamento feito pela Capitania", comunicou a CPAOR por nota.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA