Círio 2022: entenda o significado das cores e símbolos presentes no Manto de Nazaré deste ano
O item foi apresentado ontem (6), durante missa que lotou a Basílica Santuário
O Manto que veste a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, no Círio 2022, foi apresentado na noite de quinta-feira (6), após missa que lotou a Basílica Santuário, no bairro de Nazaré, em Belém. Desenhado pela ilustradora Aline Folha e confeccionado pela estilista Stela Rocha, o novo Manto teve trabalhos iniciados ainda em março.
A Arquidiocese de Belém deu detalhes das cores e dos símbolos que envolvem o Manto que reveste a Imagem Peregrina. Confira!
VEJA MAIS
As cores
As cores do Manto 2022 são marcadas por tons suaves, principalmente rosa, azul e branco. O objetivo, segundo a Arquidiocese, é mostrar a ternura de Nossa Senhora de Nazaré.
Os tons rosados e a rosa, símbolo central da parte posterior do Manto, representam a “Rosa Mística”, que, por sua vez, apresenta a singeleza de Nossa Senhora.
Já o azul suave, no topo do Manto, indica o “Caminho do Céu”, mostrado por Maria através de suas virtudes, que só é alcançado através de seu filho, Jesus Cristo.
A rosa repousa no branco, representando a Eucaristia, e ainda é cercada de raios luminosos. A simbologia traz a mensagem de que Maria conduz os fiéis a Jesus, na luz de sua morte e ressurreição.
Nossa Senhora de Nazaré com o Menino Jesus
A parte da frente do manto traz a figura de Nossa Senhora de Nazaré com o Menino Jesus nos braços, a carregar o mundo. Ao redor, rosas e lírios mimosos, que representam a delicadeza da concepção do Menino e a vida virginal de Maria.
O broche
O broche, por sua vez, apresenta o “Cordeiro Imolado”, representação de Jesus Cristo crucificado, cuja entrega e ressurreição dá aos cristãos a salvação e vida em plenitude, segundo a crença..
A 'Rosa Mística'
A parte posterior do Manto traz a “Rosa Mística”, contornada por doze estrelas douradas, que lembram os doze Apóstolos do Cordeiro, expressando a figura feminina mostrada pelo autor do Apocalipse. A mesma rosa se desdobra em pétalas de amor e presença, como Maria, chamada “Rosa Mística” na Ladainha a ela dedicada.
Pomba
Acima da rosa e das estrelas douradas, a figura da Pomba representa o Espírito Santo, condutor do percurso rumo à salvação, de acordo com a explicação da Arquidiocese.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA