Círio 2022: autoridades do Estado agradecem Nossa Senhora por superação da pandemia
Palanque do Governo reúne governantes do Pará na Estação das Docas
Após dois anos sem a maior festa religiosa da América Latinha, o Círio de Nazaré, políticos, governantes e demais autoridades do Pará participam da 230ª edição, agradecendo pela superação da pandemia da covid-19. Reunidos no palanque do Governo do Estado, localizado na Estação das Docas, eles acompanham o início da grande procissão que marca a manhã deste domingo (9).
A titular da Secretaria da Ciência e Tecnologia (Sectet) Edilza Fontes tem muitos motivos para agradecer. Na fase mais crítica da pandemia da covid-19, ela ficou entre a vida e a morte, mas venceu.
VEJA MAIS
“Eu estou aqui para agradecer. Peguei covid em 2020, na véspera do Círio, passei 18 dias na UTI, fiquei com 70% do pulmão comprometido, e depois peguei uma sequela, uma doença chamada púrpura, que me levou mais duas vezes à UTI. Então passei por três UTIs em 2020. Tô aqui pra agradecer porque quando eu estava lá me lembrei de Nossa Senhora”, disse emocionada.
O senador Jader Barbalho também marcou presença no palanque. "É um privilégio como paraense estar aqui depois de dois anos de pandemia, que não foi possível a procissão do Círio. Essa festa que é uma festa religiosa, mas acima de tudo uma festa que diz respeito à cultura do povo do Pará. Eu me sinto muito feliz de poder estar aqui com milhares, milhões de paraenses", agradeceu.
A vice-governadora eleita Hana Ghassan (MDB) também manifestou gratidão pela saúde da sua família. “Estamos muito felizes, acho que esse vai ser um dos Círios mais emocionantes, depois de dois anos, e a gente tá agradecido muito nesse Círio pela saúde da nossa família, especialmente pelo meu marido, que passou por uma cirurgia. Temos que agradecer porque é muito importante esse momento para todos nós paraenses”, testemunhou.
O desembargador do trabalho Sérgio Rocha, que também se fez presente no palanque do Governo, disse que este é um momento para restaurar as forças do paraense. “É a primeira vez que tô no palanque. Acompanho o Círio todos os anos, é uma festa muito importante para nós paraenses. É um momento de encontro cultural para toda a família paraense. Espero que as pessoas possam apreciar o Círio e renovar suas esperanças em um ano melhor”, declarou.
Fora do palanque, a ex-governadora Ana Júlia Carepa (PT) celebra o Círio no meio do povo. “Esse Círio é especial. A gente agradece a Deus pela vida e pelo reencontro do povo com a sua padroeira, com a procissão, com a fé, pois somos um povo que sempre teve muita fé. E eu espero, de coração, que nosso povo seja abençoado para que a gente tenha o melhor para o nosso País”, comemorou.