MENU

BUSCA

Além do suporte: como as mulheres atuam na Diretoria do Círio

Esposas dos diretores assumem papel ativo na decoração, organização de eventos sociais e no apoio emocional, indispensáveis para a realização da maior festa religiosa do Pará

Gabriel da Mota

Na estrutura hierárquica da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), é fato que, por regimento, as decisões finais são tomadas pelos homens. No entanto, o papel das mulheres vai muito além de serem "esposas dos diretores". Elas desempenham funções essenciais e participam ativamente da organização e execução dos eventos, contribuindo com ideias e sensibilidade em diversos aspectos da festa. 

Acompanhe a transmissão do Círio 2024 ao vivo.

A economista Silvia Salame, membro da Diretoria de Coordenação do Círio 2024, enfatiza o papel das mulheres na organização dos eventos mais “sensíveis”, como a decoração dos eventos oficiais. Segundo ela, "as decisões grandes são os homens que tomam, e as mulheres apoiam sempre". Além disso, as esposas dos diretores assumem a responsabilidade por eventos como a Manhã dos Eleitos e a formação espiritual dos estudantes que conduzem os 14 Carros de Promessa na grande procissão de domingo. 

As mulheres também sugerem ações e escolhem os grupos que serão beneficiados pelas atividades sociais da Diretoria da Festa. "No ano passado, a Manhã dos Eleitos foi com autistas, e já fizemos com grávidas carentes, escalpelados… A gente quer atender as pessoas menos favorecidas e dar um carinho maior", reforça.

VEJA MAIS

‘É um conjunto de mãos’, diz coordenador do Círio 2024 sobre realização do evento
Antônio Salame também revela o orçamento total necessário para custear a Festa de Nazaré

‘Como se fosse o primeiro’, diz diretor de procissões do Círio há 15 anos no cargo
Apesar da ampla experiência, Antonio Sousa revela que ainda se surpreende a cada edição da festa nazarena

A advogada Karen Reis, que está em seu sétimo ano na DFN, atua na Diretoria Administrativo-Financeira. "As mulheres dão um apoio aos diretores, né? Então nós temos algumas ações específicas durante o ano todo, e o trabalho do Círio não se resume só a outubro, é uma agenda bem intensa, mas muito gratificante". 

Ela também menciona o envolvimento das mulheres em ações de evangelização, e acredita que a expertise feminina traz uma sensibilidade importante para as atividades da Diretoria do Círio, o que complementa o trabalho mais pragmático dos homens. "A gente procura seguir o exemplo de Maria nas virtudes, como humildade e mansidão, e isso traz uma sensibilidade para tudo o que a gente faz", pontua.

Cláudia Hage, designer de interiores e membro da Diretoria de Decoração, descreve que as mulheres são responsáveis pelos aspectos estéticos e delicados dos eventos, "como os arranjos de flores, as composições de cores, enquanto os homens entram com o trabalho mais logístico", incluindo todos os eventos que envolvem a Imagem Peregrina e a Imagem Original, como a Apresentação do Manto e a ornamentação da Basílica Santuário durante o Círio. 

Cláudia também menciona os desafios logísticos enfrentados pela equipe na obtenção de flores. "Na nossa região, temos poucos fornecedores de flores voltadas para o clima tropical regional. Então, precisamos trazer de outros estados, como São Paulo e Minas Gerais". Segundo ela, as mulheres da Diretoria trabalham em conjunto com os decoradores, mas lideram a criação dos projetos decorativos, sempre com um olhar sensível e atento à estética. 

VEJA MAIS

Qual a origem do Círio de Nazaré? Conheça a história e a primeira procissão da festa
A história do Círio de Nazaré é marcada por um acontecimento que ocorreu no início do século XVIII

Círio 2024: Qual o tema deste ano? Entenda como ele foi escolhido
O tema do Círio de Nazaré serve como uma oportunidade de renovar a fé e a espiritualidade dos participantes, refletindo a realidade e os desafios enfrentados pela sociedade

Círio 2024: confira os horários das romarias da quadra nazarena neste fim de semana
Considerado o ponto alto da quadra nazarena, os dois dias serão marcados por diversas romarias que mobilizam milhares de fiéis

Há quase 20 anos na DFN, a psicóloga Rosa Sousa, que integra a Diretoria de Procissões, destaca que as mulheres desempenham um papel crucial no apoio emocional aos seus maridos, que ficam à frente das decisões durante o Círio.

"Eles precisam dessa retaguarda que a gente pode proporcionar, o apoio, a tranquilidade, o incentivo, para que eles possam desenvolver melhor o trabalho na Diretoria", defende. 

Embora as mulheres não tenham poder decisório formal, Rosa acredita que seu papel é fundamental na sugestão de ideias e na criação de novas abordagens. "A gente sugere algumas coisas para os nossos maridos, eles discutem entre eles se é viável ou não, e muitas vezes a nossa cabeça criativa ajuda nesse processo", conclui.

Círio 2024