Viviane Araújo, Rainha no Carnaval há 19 anos, fala sobre etarismo: ‘Eu não posso dar ouvidos’
A musa carnavalesca é a rainha mais antiga em atividade no Carnaval do Rio de Janeiro, no auge de seus 48 anos
Viviane Araújo, de 48 anos, é a Rainha no Carnaval há quase 20 anos. Atualmente, a atriz e modelo é Rainha de Bateria da Salgueiro (Rio de Janeiro) e da Mancha Verde (São Paulo). Na escola carioca, ela completa 15 anos de desfiles, enquanto na escola paulista, 19 anos. A musa carnavalesca luta contra o etarismo.
VEJA MAIS
Conhecida como “Rainha das Rainhas”, Viviane diz que prefere não se importar com aqueles que falam que é hora de parar. A musa reconhece o preconceito, mas não se abala.
“Essa questão do etarismo na Avenida, por eu ser a mais antiga rainha, vem de uma minoria muito pequena. Um pessoal que diz: ‘Ah, tá na hora de parar! Ah, já deu, ela tá cansada!’. Diante de milhões de pessoas que me acompanham, vibram e torcem por mim, sempre me apoiando ao longo da minha vida, eu não posso dar ouvidos a essa minoria que fala mal”, falou em entrevista ao O Globo.
Viviane deixa claro que, apesar dos poucos comentários que ouve sobre sua idade, o seu desafio é “provar justamente o contrário” - que pode continuar desfilando e sambando. Sobre seu corpo, a Rainha das Rainhas diz que não acredita em “corpo de Carnaval” e que há espaço para todos. Desde julho de 2023, Viviane se prepara com exercícios físicos, acompanhamento nutricional, dermatológico e hormonal, além de outros procedimentos, para estar bem durante os festejos.
“Carnaval tem espaço para todo mundo. Carnaval é alegria, felicidade, você se sentir bem e feliz. São vários corpos: gordo, magro, sarado, esbelto, fino. Você vê de tudo. Não tem esse padrão”, aponta.
(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA