Mosqueiro: Prazo de licenciamento para trabalho informal durante o carnaval termina sexta-feira

Prefeitura de Belém informou que o licenciamento eventual é válido somente para o período do Carnaval 2024 e ocorre mediante pagamento de uma taxa

O Liberal
fonte

O prazo para licenciamento eventual de trabalhadores do mercado informal que desejam atuar durante o Carnaval 2024 em Mosqueiro termina na próxima sexta-feira (2). De acordo com a Prefeitura de Belém, até esta terça-feira (30), 120 ambulantes já tinham realizado a inscrição. O processo é conduzido pela Agência Distrital de Mosqueiro e permite o comércio informal dos trabalhadores que se cadastraram para o Carnaval, no período de 09 a 18 de fevereiro 2024, no horário de 08h às 23h. Em casos de fiscalização, o ambulante precisa apresentar o documento da liberação sob pena de perder a mercadoria. 

VEJA MAIS

image Rainha das Rainhas: saiba a origem e confira curiosidades do concurso paraense
Neste ano, o evento chega à sua 76ª edição. O concurso de fantasia e beleza do Carnaval, realizado em Belém desde 1947, é considerado um dos mais antigos do Brasil

image Carnaval 2024: Lista de blocos de Ananindeua que receberam apoio da Secult é divulgada
Entre os selecionados, o ‘Bloco Pegando a Fuga’ já arrasta foliões há cerca de seis anos, com um repertório que passa pelos sambas-enredo, forró, frevo, música pop, axé e as clássicas marchinhas

Para a inscrição, o trabalhador precisa procurar a Agência Distrital de Mosqueiro, no bairro da Vila, no horário de 8h às 14h, e apresentar documentos pessoais, comprovante de vacinação e carteira de manipulador de alimentos para quem deseja trabalhar com produtos comestíveis como lanches, sucos e iguarias típicas, além de fotos dos equipamentos como carrinhos de lanches, por exemplo.

Haverá a cobrança de uma taxa que varia conforme a atividade desejada pelo ambulante. Para o grupo das atividades de venda de água, refrigerante e coco e artigos de carnaval, por exemplo, o valor do licenciamento é de R$ 80,43. Já para o grupo de comidas típicas, batata frita e hot-dog, o valor é de R$ 160,00.

image Carnaval 2024 deve movimentar 9 bilhões de reais; entenda
Faturamento poderá ser o maior dos últimos quatro anos

image Carnaval das Crias do Curro Velho inicia inscrições para oficinas
Os ensaios e os cursos ocorrem durante todo o mês de fevereiro

Locais como Praça da Vila, Chapéu Virado e Farol são os mais procurados por esses trabalhadores, segundo o departamento de Fiscalização e Ordenamento em Vias Públicas da Admos. Porém, o órgão ressalta que há ofertas também para vagas eventuais na área de lazer do Aeroporto, Carananduba e Baía do Sol.

Benilda Paixão, diretora responsável pelo licenciamento, explica que a decisão vai depender da solicitação do trabalhador. "A Agência avalia o pedido e a documentação e concede a licença ou não, tudo dependerá da conferência da documentação e se o solicitante atende os critérios básicos da Agência”, declarou.

image Carnaval 2024 será com chuva em todo o Pará
Foliões devem se preparar para a quadra momesca, atentando para o inverno amazônico

image CREA-PA reforça fiscalização para garantir segurança de estruturas durante o Carnaval
As fiscalizações serão realizadas nos municípios onde acontecerão festas, em todo o estado

A artesã e costureira, Maria Ivone Pimentel Ferreira, de 55 anos, já está com seu licenciamento garantido e pretende ganhar uma renda extra nesse período. “Eu já vendo fantasias de Carnaval há muitos anos e não tenho do que me queixar, pois as fantasias de super-heróis fazem muito sucesso com as crianças e com os adultos, as peças tradicionais de pierrô colombina também têm muita procura”, disse. 

Conforme o balanço divulgado pela Prefeitura, as atividades mais procuradas são para comercialização de água, refrigerante, coco, artigos de carnaval, comidas típicas, batata frita e hot-dog. 

image No RJ, mais de 100 objetos cortantes são apreendidos em bloco de carnaval pela Polícia Militar
Na mesma ação, uma mulher também foi detida com 11 celulares e uma carteira com documentos de uma outra pessoa

image Quem São Eles celebra 78 anos de história com arrastão carnavalesco pelas ruas de Belém
Os 78 anos da escola de samba foi celebrado com muita festa, samba no pé e a animação contagiante de brincantes nesta domingo

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Carnaval
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!