Vídeo: professor viraliza na internet ao tocar ‘Anunciação’ em violino feito de garrafa pet
A iniciativa não apenas enfatiza a importância da reciclagem, mas também estimula a criatividade e a inovação no uso de recursos disponíveis
Esboçado pelo professor de música Samuel Soares em Caruaru–PE, um projeto inovador apresenta um violino sustentável feito com materiais reciclados, como cabos de vassoura, garrafas PET, cordas de violino e linha de nylon para o arco. A iniciativa não apenas enfatiza a importância da reciclagem, mas também estimula a criatividade e a inovação no uso de recursos disponíveis.
Nas redes sociais, um vídeo em que ele aparecer tocando a música “Anunciação”, do cantor pernambucano Alceu Valença, viralizou e chamou a atenção dos internautas.
Assista:
O professor começou sua jornada musical aos 7 anos com a flauta doce e, aos 10 anos, já tocava violino. Hoje, ele ensina outras pessoas a tocarem desde os 15 anos. O modelo do violino sustentável já existia, mas Samuel o aprimorou após várias pesquisas. Ele observou que o preço dos violinos convencionais varia entre R$ 369 e R$ 2.479, o que pode ser inacessível para muitos.
"Ainda estamos melhorando o desempenho do instrumento, mas já podemos perceber que dá para tocar um repertório bastante variado do clássico ao baião. Visto que o violino Pet só tem duas cordas, enquanto o violino convencional tem duas cordas", disse Samuel.
VEJA MAIS
O novo violino utiliza uma garrafa PET para amplificar o som e um cabo de vassoura para o arco. Embora funcional, Samuel reconhece que ainda há melhorias a serem feitas no instrumento. Ele já demonstrou que é possível tocar uma variedade de músicas com ele, incluindo clássicos como o tema da nona sinfonia de Beethoven.