Vejas as possíveis explicações para as luzes misteriosas vistas no céu do Brasil

Assunto ganhou força após a divulgação de diálogos entre operadores de voo e pilotos que se mostraram surpresos com o que estavam testemunhando

O Liberal
fonte

Desde o dia 4 de novembro, teorias sobre luzes misteriosas frequentam os céus de cidades do Brasil ganharam força, após a divulgação de diálogos entre operadores de voo e pilotos que se mostraram surpresos com o que estavam testemunhando. De acordo com Marcelo De Cicco, astrônomo do Observatório Nacional, no caso das luzes em movimento uniforme, há explicação cientificamente. Porém, ele afirma que “outra parte (dos casos) ainda não tem explicação”. As informações são da Agência Brasil.

Marcelo, que também é professor de metrologia e astrometria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), cita as luzes que fazem movimentos rodopiantes em espiral como algumas das situações ainda sem explicação.

Observa, porém, que não se pode afirmar que elas tenham origem extraterrestre.  “A princípio, chamamos essas aparições de fenômenos aéreos não identificados (UAPs, sigla em inglês). Podem ser fenômenos naturais da atmosfera, planetas, nuvens ou mesmo objetos como drones ou balões”, disse.

Explicações

No caso das luzes em movimento uniforme, uma explicação defendida pelo astrônomo é que se tratam de satélites da Starlink, uma das empresas do Elon Musk. Segundo ele, esses equipamentos têm uma superfície metálica, com sua base voltada à Terra apresentando anteparos que refletem de forma mais intensa a luz. “Fiz todos os cálculos, levando em consideração o posicionamento dos satélites e dos observadores, além do ângulo de iluminação da Terra e dos satélites”, declarou. 

VEJA MAIS

image Astrônomo dá possível explicação para luzes 'não identificadas' no céu; entenda
Entre as várias possibilidades levantadas, uma delas é que as luzes sejam reflexos do Sol em painéis de satélites

image Whindersson Nunes revela ter visto um OVNI e compartilha imagens com seguidores; veja
O relato veio à tona após o caso dos pilotos que também teriam se deparado com luzes estranhas no céu

image Ovnis? Pilotos relatam luzes não identificadas no céu de Porto Alegre
O caso foi registrado pela Central de Controle do Aeroporto Salgado Filho por volta de 23h desse sábado

image Ovni? Pilotos veem luz estranha no céu durante voo; vídeo
Segundo o relato dos pilotos, a luz “aparece e some, aparece e some, várias vezes”

Ele explica ainda que os reflexos desses novos satélites já vinham sendo relatados pela comunidade científica. “Houve inclusive muita pressão contra a empresa, pelo fato de esses satélites estarem atrapalhando as observações no céu”.

Diante disso, a Starlink chegou a se comprometer a dar um tratamento de brilho diferenciado nas superfícies dos próximos satélites, que orbitam a cerca de 550 km da superfície, de forma a evitar tais reflexos.

No caso das situações vistas no Brasil, Marcelo De Cicco esclarece que essa rede de constelação de satélites orbita muito em latitudes nos extremos norte e sul, em meio a sombras e penumbras. “Quando vai chegando o verão, os satélites passam de forma mais rápida pela penumbra e acabam sendo iluminados nas partes voltadas à superfície, causando reflexos que ficam mais visíveis no sul do Brasil, na Argentina e no Uruguai. Isso vai acontecendo de maneira cada vez mais frequente com a chegada do verão. Posteriormente, diminuirão”, explicou.

Quanto aos registros de celulares a bordo do avião que mostram luzes “aparentemente paradas”, essa percepção provavelmente se deve a “efeitos de movimentos relativos e paralaxe” e decorre da resultante dos movimentos do observador e do objeto. 

Por outro lado, o especialista desconhece qualquer explicação plausível para os relatos de luzes rodopiantes. “Carece ainda de explicação do ponto de vista da natureza ou de atividade humana. O mais estranho é que, tanto pilotos como operadores de voo, se reportaram surpresos com o que estavam vendo. E eles são treinados para identificar fenômenos já conhecidos”, observou.

O astrônomo e professor de metrologia e astrometria conta que muitos profissionais já confidenciaram a ele terem testemunhado fenômenos ainda sem explicação nos céus do país. “Avistamentos são fatos bastante relatados por muitos deles em nossas conversas. Ouvi vários relatos de que há décadas isso é percebido. Um dos responsáveis por introduzir radares na Região Sul, inclusive, sempre falava desses fenômenos, e que há quilos e quilos de relatórios ainda não revelados por receio de causar pânico na população”, disse o astrônomo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL