Veja como pressão estética para aumento de pênis pode apresentar risco à saúde masculina
Cirurgia pode afeitar psicologicamente e fisiologicamente pacientes como alertam os especialistas
Nos dias atuais, a pressão estética por um corpo perfeito tem feito até o órgão sexual masculino, o pênis, entrar na roda e virar alvo de procedimentos cirúrgicos que visam uma tentadora proposta para seu aumento. No entanto, toda essa ânsia por uma “turbinada” pode ter resultados negativos. As informações são do portal Estado de Minas.
A faloplastia, como é conhecida a cirurgia que resulta no aumento do pênis, vai muito além de buscar um órgão sexual avantajado e deve ser utilizada em situações mais sérias, como deformidade, traumas e queimaduras, como destaca o diretor-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Eduardo Pimentel.
“A faloplastia voltada para o aumento peniano é indicada quando o paciente tem algum problema específico, como o micro-pênis, que nesse caso tem a finalidade de reconstruir um pênis adulto. Também é importante pontuar que, em os casos em que o paciente passa por uma transição de gênero, pode ser usada a faloplastia”, afirmou.
Os riscos cirúrgicos de um aumento peniano pode trazer sérias consequências psicológicas para o paciente. Além de apresentar diversos graus de complexidade na execução do procedimento. De acordo com o urologista do Hospital Santa Marta Bruno Vilete, podem ser utilizadas secção de ligamento, retalhos de tecido, lipoaspiração e próteses biológicas. Contudo, os resultados podem não ser satisfatórios ao paciente.
“A demanda das pessoas pelo corpo perfeito está cada vez mais explícita no nosso dia a dia. É provável que os ‘modelos de perfeição’ influenciem os comportamentos e tendências, fazendo com que os indivíduos busquem por soluções ‘milagrosas’ para se sentirem adequados para exposição na sociedade, o que consequentemente influi no aumento da ansiedade, depressão e sensação de inadequação social”, diz.
“Não há uma aumento garantido com qualquer que seja a técnica empregada, sendo que em alguns estudos observou-se aumentos de 2 a 5 cm e em outros mostram até perda de dimensões (-1cm a 3 cm)”, complementa o médico.
Os especialistas não garantem uma resolução milagrosa após o procedimento, principalmente porque, segundo os médicos, o pênis adulto já possui um volume conservado e para aumentá-lo seria necessário mexer na estrutura da cartilagem, o que dificilmente ocorre em cirurgias.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA