Tanque cheio aumenta o consumo da gasolina, diz especialista; aumento também ocorre na reserva

Everton Lopes foi ouvido pelo portal UOL e afirma que os prejuízos são a médio e longo prazo, podendo ser inclusive danificar peças do carro;

Gabriel Mansur

Com o aumento constante no valor da gasolina, motoristas tentam economizar das mais diversas maneiras possíveis. A Petrobras anunciou no último dia 17, sexta-feira, um novo aumento nos combustíveis e com isso muitos motoristas optaram por encher o tanque para evitar pagar o novo valor, mas essa opção pode ser desvantajosa. As informações são do Portal UOL.

VEJA MAIS

image Mais um golpe: postos de gasolina podem estar enganando clientes; entenda
A denúncia foi feita pelo programa Fantástico da TV Globo

image Novo reajuste dos combustíveis: gasolina em Belém aumenta cerca de R$ 0,20
Custo do litro do diesel ultrapassa valor cobrado pelo litro da gasolina, e deve passar a custar mais de R$ 8

image Veja o comparativo dos preços da gasolina entre os Estados do Brasil
Comparativo entre os preços médios do combustível mostrou que o Rio de Janeiro tem a gasolina mais cara. O Pará tem a 12ª gasolina mais barata

Everton Lopes, mentor em tecnologia e inovação da SAE Brasil explicou que o motivo está no aumento de peso do carro, que aumenta o consumo. “A cada 100 kg, o consumo aumenta em 6%”, informa Everton. O valor parece pequeno, mas o desperdício a longo prazo pode levar a um grande prejuízo. 

O recomendado é que o motorista encha o tanque apenas em casos de necessidade, como em viagens longas. “"Encher o tanque até o bocal danifica o cânister, que é filtro com carvão ativado responsável por reter os gases provenientes da evaporação do combustível”, conta o mentor em tecnologia e inovação. A evaporação que sai do tanque é altamente tóxica e poluente, por isso a importância do equipamento em bom funcionamento. 

TANQUE NA RESERVA TAMBÉM AUMENTA CONSUMO

O especialista também afirma que o tanque na reserva também é prejudicial, seja pela possibilidade de causar problemas mecânicos, a aplicação de multas ou pelo aumento do consumo. "O tanque quase vazio significa mais espaço para vaporização do combustível. A taxa de perda por evaporação, portanto, sobe", explicou o engenheiro.

Ambos os prejuízos vão ser sentidos a médio e a longo prazo, seja pelo tanque cheio ou na reserva, por isso, o recomendado é colocar o combustível até o gatilho ser desarmado: considerado um nível adequado e seguro. 

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL