Serasa: confira as vantagens de pagar dívidas a vista e saiba em quais casos parcelar
Dívidas pagas à vista tem maiores descontos mas o parcelamento também é uma opção viável; entenda qual a melhor opção em cada caso
Com mais de 71 milhões de brasileiros inadimplentes em abril de 2023, muitas dúvidas giram em torno de como resolver os problemas financeiros e deixar a lista de endividados. A Serasa, empresa especializada em análise de crédito, oferece diversas possibilidades para recuperação da boa saúde financeira, com descontos que podem chegar a até 90% sobre o valor do débito.
VEJA MAIS
Pagar uma dívida à vista é sempre a melhor opção, pois os descontos oferecidos por empresas, instituições financeiras - e até mesmo pelo Governo - são maiores. Outra vantagem de quitar o débito de uma só vez está na liberação orçamentária. O indivíduo não fica preso ao pagamento mensal que às vezes pode durar anos.
Não consigo quitar minha dívida à vista, e agora?
Algumas dívidas podem ter valores que não cabem no orçamento do indivíduo que quer deixar a inadimplência, mas isso não significa que elas não devem ser pagas. O parcelamento é uma opção viável que, apesar de não ser a melhor escolha, não é ruim.
Dívidas com financiamento imobiliário ou de automóveis, empréstimos e até mesmo débitos que se acumularam por anos podem ser exemplos de situações onde o valor a ser pago ultrapassa o orçamento atual do indivíduo.
Com o parcelamento, o cidadão passa a ter uma opção viável, onde tem um menor comprometimento orçamentário, escolha da data de pagamento mensal e a possibilidade de amortização das parcelas.
Como saber qual a melhor opção em cada caso?
Avaliar o caso é importante para fazer a escolha entre o pagamento parcelado ou total de uma dívida. Para isso, os seguintes pontos devem ser considerados:
- Porcentagem de desconto;
- Taxa de juros;
- A oferta de negociação;
- Planejamento financeiro.
(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA