Saiba como fazer pasta de amendoim, ideal para quem busca saciedade com alto valor nutritivo
O alimento tem um alto valor nutritivo por possuir uma significativa concentração de proteínas e gorduras
A pasta de amendoim, também conhecida como creme de amendoim ou manteiga de amendoim, é uma substância pastosa feita apenas de amendoins torrados e moídos até que que virem uma pasta cremosa, podendo adicionar sal ou açúcar, a depender do objetivo. Serve para acompanhar torradas, biscoitos e panquecas, sendo um dos alimentos mais procurados de quem faz parte do mundo fitness, muito por conta da sensação de saciedade que proporciona.
Além disso, o alimento tem um alto valor nutritivo por possuir uma significativa concentração de proteínas e gorduras. Também é fonte de ácidos graxos poli-insaturados, que tem um importante papel anti-inflamatório e protetor vascular. É fonte ainda de proteína vegetal e aminoácidos essenciais, fundamentais para a cosntrução e recuperação muscular, e sais minerais, que ajudam a evitar câimbras, por isso é muito consumida por atletas.
Veja como preparar em casa a sua pasta de amendoim e aproveitar todos os benefícios que o alimento proporciona:
VEJA MAIS
Como fazer pasta de amendoim
Ingredientes:
- 3 xícaras de amendoim torrado, sem pele e sem sal
Modo de preparo:
- Coloque o amendoim em um processador e bata por alguns minutos, até virar uma farofinha.
- Desligue o processador e, com uma espátula, mexa o amendoim para soltar o que está no fundo.
- Bata mais uma vez por uns 10 minutos até virar uma pasta. Quanto mais bater no processador, mais óleo o amendoim vai soltar e mais líquida mais ficar a pasta.
Dicas:
Você pode acrescentar sal ou açúcar na receita para dar um toque ainda mais especial, uma vez que a pasta pode ter um gosto considerado amargo, a depender do paladar.
Quais os benefícios de consumir pasta de amendoim?
Como ja mencionado na matéria, o alimento é fonte de nutrientes que promovem a a sensação de saciedade, além de auxiliar no condicionamento físico, por:
- Estimular as contrações musculares, contribuindo para a hipertrofia, ou seja, o ganho de massa magra;
- Prevenir as câimbras;
- Diminuir o risco de lesões e de fadiga muscular;
- Proteger o cérebro contra a doença de Alzheimer e o comprometimento da memória devido à concentração de niacina (cerca de 10 mg em cada 100 g );
- Fortalecer a imunidade;
- Melhorar a disposição e a concentração;
- Aumentar a saciedade;
- Ajudar a manter os níveis de colesterol bom e triglicerídeos no sangue, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares;
Deste modo, o amendoim é um alimento não somente saboroso, como importante para o melhor funcionamento do organismo, mas deve se ter cuidado, pois o alimento é considerado calórico.
- Para as pessoas que estão acima do peso e não praticam atividade física, mas querem experimentar os benefícios da pasta de amendoim, o ideal é consumir uma colher de sobremesa;
- Para as pessoas que praticam atividade física de forma moderada e querem obter os benefícios do alimento, o consumo deve ser de uma colher de sopa;
- Porém, para aqueles que precisam de uma hipertrofia e querem atingir o máximo de benefício a partir do alimento, pode-se chegar a duas colheres de sopa por dia, mas isso deve ser discutido antes com o nutricionista.
*Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Tainiá Cavalcante, editora web de OLiberal.com
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA