Rio Grande do Sul: Quando vai baixar a água das enchentes e parar de chover no estado?
De acordo com a Defesa Civil, 447 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul são assolados pelas chuvas e enchentes
O Rio Grande do Sul (RS) vem sofrendo grandes consequências dos temporais que atingem o estado desde o início de maio. Até o momento, 147 pessoas morreram, 806 estão feridos e 127 estão desaparecidos, de acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h desta segunda-feira (13).
A catástrofe ambiental já afetou mais de 2,1 milhões de pessoas que moram no estado. Ainda segundo o balanço divulgado, 447 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul estão sendo afetados pelas chuvas e enchentes. Há 538.241 pessoas desalojadas e 80.826 em abrigos.
VEJA MAIS
Quando baixará a água das enchentes e parar de chover no Rio Grande do Sul?
Segundo um estudo do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), divulgado na última terça-feira (7), a cheia do lago Guaíba, em Porto Alegre, que atingiu o recorde de 5,33 m no último domingo (5), não deve cair para menos de 4 m até a próxima sexta-feira (17). Vale lembrar que qualquer marca acima de 3 m no corpo hídrico configura-se uma inundação.
Novas projeções da UFRGS indicam que a água pode atingir 5,5 metros, ultrapassando o recorde de 5,33 m da semana passada - que já era o maior desde 1914, quando chegou a marca de 4,71 m e inundou grande parte do centro da capital gaúcha.
Chuvas
Após dias secos, as chuvas voltaram a atingir alguns municípios do Rio Grande do Sul desde a última sexta-feira (10) até domingo (12). A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta preventivo diante da possibilidade de chuvas intensas, de até 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia, além de ventos entre 60 e 100 quilômetros por hora.
A previsão do tempo indica que a chuva deve começar a diminuir durante esta segunda até quarta-feira (15). No entanto, o problema depois será com o frio, já que uma forte massa de ar frio ingressa no estado também a partir de hoje. As temperaturas podem ficar abaixo dos 5°C. Também há risco de geada.
(*Gabriel Bentes, estagiário de jornalismo, sob supervisão de Rayanne Bulhões, editora web de oliberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA