Rio de Janeiro sediará Earthshot Prize 2025, premiação ambiental criada pelo príncipe William

Evento será realizado pela primeira vez na América do Sul e deve contar com a presença do príncipe de Gales

Iury Costa*
fonte

O Rio de Janeiro foi escolhido como sede do Earthshot Prize 2025, prêmio internacional voltado à inovação ambiental idealizado pelo príncipe William, do Reino Unido. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (4) pelo Palácio de Kensington.

A cerimônia será realizada em novembro e deverá reunir lideranças ambientais, investidores, filantropos e representantes de projetos sustentáveis de diversos países. É esperada a presença do príncipe William no evento. Esta será a primeira vez que a premiação acontece na América do Sul.

Para marcar a escolha do Rio como cidade-sede, seis pontos turísticos receberão iluminação especial em verde a partir das 19h desta sexta: Museu de Arte Moderna (MAM), Museu do Amanhã, Arcos da Lapa, Cidade das Artes, Terminal Gentileza e Igreja da Penha.

Além dos cinco vencedores, o prêmio também selecionará 15 iniciativas com soluções ambientais que passarão por um programa de aceleração de um ano, com mentoria, apoio técnico e conexão com uma rede global de especialistas e investidores.

A premiação contempla projetos de pessoas, empresas, organizações comunitárias, grupos indígenas e ONGs. As categorias incluem ações relacionadas à preservação da natureza, qualidade do ar, conservação dos oceanos, gestão de resíduos e combate às mudanças climáticas.

O prefeito Eduardo Paes destacou o histórico da capital fluminense em sediar eventos voltados à agenda ambiental. “Desde a ECO-92 até a Rio+20, o Rio participa ativamente das discussões sobre sustentabilidade”, afirmou.

Criado em 2020, o Earthshot Prize já reconheceu mais de 5 mil soluções em 141 países e distribuiu mais de 20 milhões de libras esterlinas para impulsionar os projetos selecionados.

*(Iury Costa, estagiário de jornalismo sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política e Economia) 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL