Quem é o prefeito que casou com adolescente de 16 anos?

O prefeito, de 65 anos, foi um dos assuntos mais comentados no Brasil por ter se casado com uma menina menor de idade

Gabriel Bentes
fonte

Natural de São Paulo, Hissam Hussein Dehaini, de 65 anos de idade, é prefeito pelo segundo mandato na cidade de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. Segundo dados da prefeitura, o político é também empresário com negócios em hotelaria e postos de combustíveis no estado. Recentemente, Hissam foi um dos assuntos mais falados no Brasil por ter se casado com uma adolescente de 16 anos. A oficialização ocorreu assim que ela completou idade legal para formalizar a união.

Além desse, o prefeito teve outros dois casamentos, sendo o primeiro em 1980 e o último com fim em 2022. A atual sogra, Marilene Rôde, mãe da menor de idade Kauane Rôde Camargo, foi nomeada para a Secretaria de Cultura e Turismo. A tia da jovem, Elizângela Rôde, também conseguiu um cargo comissionado na prefeitura da cidade. Após a polêmica, o político deixou o partido Cidadania, onde estava à frente do Executivo desde 2017. 

image Identificada como Kauane Rode Camargo, a jovem participa de concursos de beleza na região e frequenta o ensino médio (Reprodução/Redes sociais)

VEJA MAIS

image Prefeito de cidade brasileira se casa com adolescente de 16 anos; político tem 65
Recentemente, a mãe da jovem foi promovida à secretária de Cultura de Araucária, no Paraná

image Prefeito de Araucária deixa partido após repercussão de casamento com adolescente
A legenda vinha sendo cobrada nas redes sociais para uma posição sobre Hissam

image Brasil aparece em 5º lugar no ranking de casamentos infantis, diz Fundo Nacional para a Infância
O país só fica atrás da Etiópia, índia, Bangladesh e Nigéria

Família na política

Após ser eleito em 2017 para o primeiro mandato, o prefeito empregou a ex-esposa Cristiane - com quem teve quatro filhos -, as filhas Ryam e Yasmim, o cunhado José Roberto, que trabalhou até 2019 para o cargo de secretário do trabalho, e o genro Eduardo para postos de trabalho na administração.

No segundo mandato na prefeitura, o político estava com outra companheira, Aline, com quem se casou oficialmente em 2020. Segundo o Portal da Transparência, atualmente ela é assessora do prefeito, com salário beirando os R$ 12 mil.

Duas semanas após o início do segundo mandato, a ex-mulher Cristiane foi exonerada do cargo. As filhas do prefeito permanecem nos cargos estabelecidos, com salários superiores a R$ 20 mil.

Em 2019, Hissam foi denunciado por nepotismo no ramo político, mas o Superior Tribunal Federal (STF) não seguiu com o caso.

Passagens pela Polícia

Em 2007, a Polícia Federal (PF) prendeu o homem sob acusações de fraudar licitações da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), acompanhada de outras várias irregularidades. Pouco tempo depois, ele foi solto. Em 2015, ele virou véu sobre o caso. De acordo com a Justiça, o político estaria na organização do esquema de corrupção. O caso está em andamento, na fase de apresentação de recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Conforme o Relatório Federal, antes de entrar no ramo da política, Hissam depôs à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico e chegou a ser preso, em 2000. Ele foi apontado como responsável por manter um laboratório de refino, por proteger traficantes e subornar a polícia em troca de proteção. Na época, ele se declarou inocente. Em 2010, Hissam foi absolvido pela Justiça do Paraná pela acusação de ligação com o tráfico de drogas.

(*Gabriel Bentes, sob supervisão do editor web de Oliberal.com Felipe Saraiva)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL