Primeiras doses da vacina contra a dengue chegam ao Brasil
Aproximadamente 3,2 milhões de pessoas devem ser vacinadas devido ao intervalo mínimo de três meses entre as duas doses necessárias
O Ministério da Saúde informou neste domingo (21), que o primeiro lote da vacina contra a dengue chegou ao Brasil no sábado (20). Segundo a pasta, a primeira remessa contém 750 mil doses, que serão distribuídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa, segundo a pasta, é para que as primeiras doses sejam aplicadas em fevereiro.
VEJA MAIS
A segunda remessa está prevista para chegar em fevereiro com mais 570 mil doses. O mistério também afirma que adquiriu quantitativo total de 5,2 milhões de doses para 2024. Segundo o MS, as doses adicionais serão entregues ao longo do ano, até o mês de novembro.
Aproximadamente 3,2 milhões de pessoas devem ser vacinadas devido ao intervalo mínimo de três meses entre as duas doses necessárias. Além disso, a capacidade limitada de fabricação das vacinas também influencia a estimativa. As vacinas Qdenga foram fabricadas pela farmacêutica Takeda e fazem parte de um lote que soma o total de 1,32 milhão de doses, sendo que cerca de 600 mil doses foram distribuídas gratuitamente pela fabricante.
Este ano, o grupo de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos será prioridade na vacinação por faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois dos idosos.
O Ministério da Saúde também informa que “as vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes".
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA