Prefeitura apura denúncia de que técnica teria substituído seringa com vacina contra a covid-19
A técnica de enfermagem teria trocado as seringas no momento em que devolve o frasco com a vacina para o isopor
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma técnica de enfermagem supostamente trocando a seringa durante a vacinação contra a covid-19 em um ponto de vacinação em sistema drive-thru. As imagens são do último dia 2 de abril, em Barra Mansa, no Rio de Janeiro. A Prefeitura afirmou que está apurando a denúncia e que a Secretaria de Saúde já acionou a empresa terceirizada responsável pela profissional, que foi afastada.
Pelas imagens, é possível ver que a profissional de saúde abre a embalagem da seringa, espeta a agulha no frasco que contém as doses da vacina, agita suavemente e puxa o êmbolo, aspirando a dose a ser aplicada. Em seguida ela devolve o frasco da vacina para o isopor que a mantém sob uma temperatura baixa adequada. É nesse ponto que vários internautas apontam a fraude.
Prefeitura investiga suposta fraude na vacinação em Barra Mansa (RJ) pic.twitter.com/miHsNyv6Dh
— oliberal.com vídeos (@oliberalvideos) April 13, 2021
A técnica de enfermagem teria trocado as seringas no momento em que devolve o frasco para o isopor. Ela segurava a seringa e o frasco com a mesma mão, que ficou oculta por frações de segundo. “Olhe a partir dos 45 segundos ela trocando, jogando a seringa e pegando outra! O protetor da agulha era azul e foi trocado por um branco”, diz o texto que acompanha o vídeo.
O secretário de saúde do município, Sérgio Gomes, destaca que a ação da profissional está dentro do que determina as normas técnicas: “Faz parte do protocolo de qualquer vacinação o ato de aspirar o líquido e guardar o frasco imediatamente. Esse é o procedimento que garante que o imunizante não perderá a validade”.
“A vacina contra a covid-19 não pode ficar em temperatura ambiente, ela precisa ficar acondicionada em uma temperatura de 8ºC. A técnica aspirou, mostrou para o munícipe que o imunizante foi aspirado, em seguida ela precisa voltar o frasco para a caixa térmica. O procedimento adotado pela técnica de enfermagem foi o correto, mas para garantir total transparência e lisura, estamos apurando os fatos”, completou.
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa diz, ainda, que a técnica de enfermagem tem um bom histórico de prestação de serviços, assim como também é referência em sua área de atuação.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA