Pedra da bexiga de lavrador brasileiro é uma das maiores em humanos no mundo
Paciente diz que o cálculo renal doía, mas não imaginava o seu tamanho
O lavrador Manoel Ferreira da Silva, 51 anos, como muitas pessoas, todos os dias, mundo afora, sentiu aquela dor aguda, lateral, e acabou descobrindo que estava com um cálculo na bexiga. Mas a surpresa mesmo foi com o tamanho do cálculo retirado de sua bexiga, na segunda-feira (20). Nada menos do que 1,3 Kg e 18 cm.
A cirurgia para a retirada da pedra se deu em um hospital de Jacobina, no norte da Bahia. Surpresa do lavrador e da equipe médica, que certamente já havia visto por imagem, mas a o cálculo fora do corpo impressiona.
O médico que fez a cirurgia afirma que o cálculo da bexiga de Manoel é um dos maiores já encontrados em seres humanos no mundo. Segundo o médico, talvez tenha sido desenvolvido por cerca de 20 anos. "Não passou pela minha cabeça isso. Doía e eu pensava que era menor", destacou Manoel, ao G1.
Ele ainda segue internado nesta quarta-feira (22) na unidade de saúde, se recuperando do procedimento.
Cálculos na bexiga são compostos por massas duras de minerais que se concentram no órgão. Os cálculos se desenvolvem quando a urina na bexiga se torna concentrada, fazendo com que os minerais presentes naturalmente na urina se cristalizem.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA