Biscoito Passatempo causa polêmica com 'sabor de chocolate', mas sem o produto na receita
A alteração na nomenclatura levanta questionamentos sobre uma possível mudança na composição do produto. Consumidores apontam que a estratégia de marketing pode ter sido usada para minimizar a mudança na receita
A Nestlé anunciou neste mês o relançamento do biscoito Passatempo com uma nova receita inspirada no "sabor de infância". No entanto, o que chamou atenção dos consumidores foi uma mudança sutil, mas significativa: a descrição do recheio, que antes era "chocolate", agora aparece como "sabor chocolate".
A alteração na nomenclatura levanta questionamentos sobre uma possível mudança na composição do produto. Em outros casos semelhantes, a expressão "sabor chocolate" costuma indicar uma redução na quantidade de cacau ou sua substituição por aromatizantes e outros ingredientes. Segundo a Nestlé, a reformulação foi feita para resgatar a nostalgia dos consumidores e atender às preferências identificadas em pesquisas de mercado.
Consumidores percebem estratégia de "desvio de atenção"
Muitos consumidores apontam que a estratégia de marketing pode ter sido usada para minimizar a mudança na receita, como o pesquisador em Psicologia no Design Rian Dutra. A expressão "sabor da infância" pode ser um exemplo da "falácia do arenque vermelho" (Red Herring), um recurso retórico que desvia a atenção do público da questão principal.
Além disso, Dutra destaca que a quantidade de recheio do biscoito parece ter sido reduzida, em comparação à versão anterior. Para o designer, a nutricionista Julia Bauer explicou que "os ingredientes estão, aparentemente, mais industrializados". Ela também relatou que a quantidade de sódio também aumentou na nova receita.
VEJA MAIS
Na prática, essa alteração pode indicar um caso de "skimpflation", termo que define quando empresas reduzem a qualidade dos produtos para conter custos sem aumentar significativamente os preços. A Bauducco enfrentou críticas semelhantes recentemente, quando consumidores perceberam que o biscoito deixou de conter "chocolate ao leite" para ser apenas "sabor chocolate ao leite".
Crise do cacau e impacto na indústria
A reformulação acontece em um momento desafiador para a indústria alimentícia. O preço do cacau disparou 400% nos últimos anos devido a eventos climáticos extremos na África Ocidental, principal região produtora do ingrediente. Além disso, o preço do açúcar atingiu seu maior nível em 13 anos em 2023, impactado pelo fenômeno El Niño.
A obrigatoriedade da lupa preta em embalagens de alimentos com alto teor de sódio, gordura saturada ou açúcar, determinada pela Anvisa, também levou muitas marcas a reformular seus produtos. A Nestlé já havia alterado as receitas dos biscoitos Bono e Negresco, e agora o Passatempo entra nessa lista.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA