Novo golpe: sites falsos de passagens são usados para roubo de milhas; saiba como não cair
Golpistas ao redor do Brasil se aproveitam das viagens em família para utilizar sites falsos com passagens aéreas em promoção como isca; saiba como não cair no golpe
Nos mês das férias, muitos golpistas ao redor do Brasil se aproveitam das viagens em família para utilizar sites falsos com passagens aéreas em promoção como isca para atrair internautas e roubar milhas de programas de fidelidade. O objetivo dos cibercriminosos é se apropriar das atribuições acumuladas e vendê-las no mercado. Pensando nisso, OLiberal.com explicou o que é o novo golpe e como não cair, confira!
VEJA MAIS
Como é aplicado o golpe?
Segundo pesquisadores da empresa de cibersegurança Kaspersky, no Brasil, os golpistas usam o disparo de mensagens fraudulentas, conhecidas como phishing, como forma de atrair internautas a páginas falsas, que simulam sites de companhias aéreas e serviços de reserva. Lá, eles conseguem roubar as credenciais das vítimas e acessar os pontos ou milhas acumuladas.
Algumas páginas falsas exibem detalhes de voos reais para passar mais autenticidade às informações. Na sua maioria, a vítima precisa informar CPF e senha para acessar o site falso de uma determinada empresa. É nesse procedimento que as credenciais são roubadas e vendidas.
Golpe também rouba contas
Ao acessarem as contas, os cibercriminosos transferem os pontos ou milhas e fazem a monetização para conseguir vendê-las. Ainda na plataforma, eles trocam o e-mail e número do sistema original, o que dificulta a recuperação da conta por parte da vítima.
"O cibercrime está cada vez mais complexo e os criminosos aproveitam as sazonalidades para que suas táticas sejam mais verídicas aos usuários de diversos tipos de serviços. No entanto, os ataques podem ser evitáveis se o usuário se manter atento, desde o acesso no site de compra das passagens até o pagamento mensal do serviço. É importante conferir o que está sendo acessado e onde você está colocando suas informações pessoais, pois, com as atualizações de fraudes, todo cuidado é pouco", comentou Fábio Assolini, diretor de pesquisa e análise da Kaspersky para a América Latina.
Como não cair no golpe?
- É importante sempre estar atento à barra de endereço de acesso ao site antes de inserir qualquer informação pessoal. Se algo estiver errado na URL, como símbolos especiais no lugar de letras e grafia incorreta, desconfie.
- Em caso de dúvida, basta verificar o certificado do site clicando no ícone de bloqueio, localizado à esquerda.
- Não clique em links que venham de fontes desconhecidas, sejam e-mails ou aplicativos. E sempre desconfie de promoções "boas demais".
- Se souber de algum sorteio, visite o site oficial da empresa para verificar se de fato existe.
- Ao se cadastrar nos programas de milhas, crie uma senha única e exclusiva para esse site, não a reutilizando em nenhum outro lugar.
(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão do editor executivo digital de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA