Mulher descobre câncer avançado após médico dizer que era gordura

Paciente ouviu do profissional que precisava emagrecer

Emilly Melo

Uma mulher procurou um posto de saúde relatando dores fortes no seio direito. O médico que a atendeu informou que “era gordura” e que ela precisava emagrecer. Edileny Mayre de Oliveira, de 46 anos, percebeu que as dores surgiram após a filha encostar a cabeça nos seus seios. 

VEJA MAIS

image Formigas são treinadas para ‘farejar’ células de câncer, em pesquisa
Um experimento revela que os insetos podem aprender a farejar ainda mais rápido que os cães

image Câncer de pulmão: Anvisa aprova medicamento que aumenta expectativa de vida do paciente
A molécula sotorasibe, um remédio do via oral, que vai combater o câncer de pulmão, promete ser eficaz em 1,4 meses de tratamento

No posto de saúde, o médico solicitou que fossem realizadas uma ultrassonografia e uma mamografia. O profissional perguntou o motivo pelo qual Edileny estava realizando os exames, e ela respondeu que sentia muitas dores. Mesmo com os exames, o médico continuou afirmando que era gordura e que ela não precisava se preocupar porque o nódulo sumiria. 

Apesar do diagnóstico, Edileny procurou outro profissional, que também reafirmou ser gordura e que "não era nada". Preocupada com o nódulo, ela decidiu marcar uma cirurgia, mesmo que fosse em um hospital particular. Ela relata que o médico não recomendava que o procedimento fosse feito por conta da cicatriz que ficaria, e que apenas receitou um remédio. 

"Fui para casa e com o passar dos tempos, os meus seios cresceram muito e começaram a doer. Até perdi o movimento do braço direito", contou.

A mulher, então, voltou ao posto de saúde três meses depois, quando o médico finalmente a encaminhou para o Hospital do Câncer. No local, Edileny recebeu o diagnóstico de câncer de mama em estágio avançado.

"Comecei a fazer a radioterapia e tive que parar de novo para retirar o útero, as trompas e o ovário. E quando saí do hospital, tive que voltar no outro dia para fazer a última radioterapia. Fiz a cirurgia e comecei a fazer a quimioterapia. Na sétima sessão apareceu outro nódulo no seio esquerdo. E então parei com a quimioterapia", disse.

Para conseguir realizar a segunda biópsia, Edileny precisou pedir ajuda financeira. O resultado do exame apontou que o câncer já se espalhou por outros órgãos

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL