Morre major Curió, que liderou a repressão à Guerrilha do Araguaia

Ex-agente do Centro de Inteligência do Exército (antigo CIE), ele atuou contra movimentos armados de oposição ao regime e é uma figura emblemática da ditadura militar na Amazônia

O Liberal
fonte

Morreu na madrugada desta quarta-feira (17), em um hospital particular em Brasília, o agente da reserva Sebastião Curió Rodrigues de Moura, o Major Curió, de 87 anos. Como agente do Centro de Inteligência do Exército, o antigo CIE, ele atuou contra movimentos armados de oposição ao regime e foi figura emblemática durante a ditadura militar na Amazônia. Por sua atuação, já foi denunciado por crimes como sequestro, assassinato, tortura e ocultação de cadáver. Internado na noite de segunda, Major Curió sofreu sepse e falência múltipla dos órgãos. As informações sobre a morte dele foram divulgadas pelo Estadão.

VEJA MAIS 

image Procuradora pede investigação de Wajngarten por post que chama Major Curió de 'herói'
Publicação no Twitter da Secom chamou de 'herói' o militar denunciado seis vezes por crimes como sequestro, assassinato, tortura e ocultação de cadáver

image TRF-3 confirma decisão que mandou Secom se retratar por homenagem a Major Curió
O tenente-coronel da reserva do Exército Sebastião Curió Rodrigues de Moura, o 'Major Curió', um dos líderes da repressão à Guerrilha do Araguaia (PA)

image MPF denuncia Major Curió e outros militares por mortes e ocultação de cadáveres na repressão à Guerrilha do Araguaia
Ministério Público também pediu à Justiça Federal que os acusados indenizem as famílias das vítimas e que percam as aposentadorias e condecorações

Major Curió foi um dos líderes da repressão à Guerrilha do Araguaia, movimento de resistência à ditadura militar que agiu no sudoeste do Pará nos anos 1970, até ser desmontado pelo Exército em confronto que deixou 67 mortos. Ele chegou a ser denunciado pelo Ministério Público Federal por homicídio e ocultação de cadáveres no embate. No ano de 2009, em entrevista ao Estadão, ele admitiu que executou 41 pessoas no Araguaia. 

image (Guerrilha do Araguaia / Wikimedia Commons)

Na década de 80, Curió ocupou o garimpo de Serra Pelada. Os garimpeiros tiveram de entregar suas armas ao Exército e só podiam vender o que retiraram de lá num posto da Caixa Econômica Federal instalado no local.

image Curió no disfarce do Ministério da Agricultura / Crédito: Wikimedia Commons

Vida política

Ainda na década de 80, se candidatou e foi eleito deputado federal. 

Curió ajudou a fundar uma cidade no sul do Pará, Curionópolis, município desmembrado de Marabá. Foi eleito prefeito da cidade no ano 2000. 

Segundo o Estadão, há cinco anos, Major Curió vivia recolhido em sua casa na capital federal. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL