Máscaras em aeroportos: uso volta a ser obrigatório no Brasil, decide Anvisa
A decisão atende manifestações de especialistas e entidades, que alertam para o aumento de casos, internações e mortes por covid-19
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (22), o retorno do uso obrigatório de máscaras em aviões e aeroportos no Brasil. A decisão atende manifestações de especialistas e entidades, que alertam para o aumento de casos, internações e mortes por covid-19 no país. A medida começa a valer a partir da próxima sexta-feira (25). As informações são do G1.
VEJA MAIS
Entidades como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) foram ouvidas em reunião nesta semana e alertaram para a necessidade de adoção de medidas para frear o novo repique dos casos.
A votação foi motivo de divergência entre os diretores, inclusive com o voto contrário à obrigatoriedade de Daniel Pereira, ex-"número 2" do Ministério da Saúde na gestão Marcelo Queiroga. Já o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, votou a favor da proteção e justificou apontando que há um novo cenário epidemiológico da covid. O voto foi acompanhado pela maioria dos diretores.
A exigência volta a ser aplicada pouco mais de 3 meses de ser derrubada. A obrigatoriedade esteve em vigor entre 2020 e 17 agosto de 2022. Na abolição do uso irrestrito de máscara nos aeroportos, os diretores justificaram que o cenário da pandemia permitiu que o uso compulsório fosse convertido em uma medida de proteção individual recomendada, mas não imposta aos viajantes.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA