MENU

BUSCA

Lula visita RS em meio a temporais no estado; 11 pessoas morreram e 21 estão desaparecidas

Presidente foi acompanhado por uma comitiva de ministros e diz que o objetivo da visita é " ajudar de forma efetiva a diminuir o sofrimento do povo"

Gabi Gutierrez

O presidente Lula (PT) desembarcou, nesta quinta-feira (2), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, para acompanhar a situação dos municípios gaúchos atingidos. As fortes chuvas já causaram onze mortes, e 21 pessoas estão desaparecidas. Conforme a Defesa Civil, 104 municípios foram afetados, 1.431 pessoas estão desalojadas e 1.145 foram levadas para abrigos.

Nesta quarta-feira (1º), foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado o decretou de estado de calamidade pública pelos "eventos climáticos de chuvas intensas". O documento afirma que o Estado foi atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III - caracterizados por danos e prejuízos elevados.

VEJA MAIS:

RS decreta estado de calamidade por causa das chuvas intensas; sobe para 11 o número de mortos
Há pelo menos 21 desaparecidos e mais de 4 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas no estado

Mulher é encontrada viva após ser arrastada por rio durante temporal no Rio Grande do Sul
Viviane Roselei Blak, de 46 anos, foi resgatada pelo corpo de bombeiros

Rio Grande do Sul decreta emergência por dengue
Estado tem 20 óbitos pela doença, que está presente em 94% dos municípios; decreto foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (13)

Em um telefonema com o governador Eduardo Leite, divulgado nas redes sociais de Lula na quarta-feira (01), o presidente confirmou a visita ao Rio Grande do Sul e disse que esta seria um momento "para ajudar de forma efetiva a diminuir o sofrimento do povo". “Nós vamos colocar quantos homens forem necessários para ajudar. Não há limite de pessoas para a gente mandar”, afirmou o presidente.

Lula foi acompanhado da comitiva do governo federal com os ministros Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Jader Filho (Cidades) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação), além do comandante do Exército, general Tomás Paiva, e do chefe do gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares.

Na Base Aérea de Santa Maria, após o desmbarque, o ministro da comunicação, Paulo Pimenta, reforçou que o objetivo maior da viagem é salvar vidas. “É pra isso que a gente tá aqui”, afirmou.

A Defesa Civil Nacional e o Ministério da Defesa prestam apoio ao estado no socorro emergencial aos atingidos pelas enchentes. Além disso, as Forças Armadas tem auxiliado as ações de busca e resgate de vítimas e a desobstrução de estradas, além de distribuição de alimentos, colchões, água e a montagem de postos de triagem e abrigos.


 

Brasil