Lula pretende usar cúpula de Belém para zerar desmatamento na Amazônia até 2030
A declaração foi dada hoje durante sua visita à Colômbia para reunião técnico-científica da Amazônia, organizada pelo governo colombiano
Neste sábado (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os oito países com territórios cobertos pela floresta amazônica podem assumir o compromisso de zerar o desmatamento na região até 2030, a exemplo da meta estabelecida pelo Brasil. A declaração foi dada hoje durante sua visita à Colômbia para reunião técnico-científica da Amazônia, organizada pelo governo colombiano. Na ocasião, o chefe do executivo brasileiro disse que “esse é um compromisso que os países amazônicos podem assumir juntos na Cúpula de Belém”.
“A Cúpula de Belém será uma plataforma para que os oito países amazônicos assumam o protagonismo na busca por soluções compartilhadas”, disse o presidente brasileiro“. Que ressaltou: Meu governo vai zerar o desmatamento ilegal até 2030. Esse é um compromisso que os países amazônicos podem assumir juntos na Cúpula de Belém. Há muitas outras áreas em que podemos cooperar".
O encontro serviu de prévia para a Cúpula da Amazônia, que o Brasil sediará entre 8 e 9 de agosto, na capital paraense. A cúpula reunirá os presidentes dos países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que Lula gostaria de ver assumir o compromisso de zerar o desmatamento até 2030.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA