CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Junho é o mês internacional do Orgulho LGBTQIAP+, mas você sabe por que? Entenda

No dia 28 de junho de 1969 se deu inicio a revolta após opressão da policia em Nova York no bar Stonewall Inn; Brasil só teve sua primeira Parada do Orgulho em 1997

Gabriel Mansur

O mês de junho é considerado internacionalmente o Mês do Orgulho LGBTQIA+, mas você sabe por que? Em 1969, frequentadores de um bar gay chamado Stonewall Inn, localizado em Nova York, decidiram protestar contra a onda de violência policial que estava acontecendo contra os frequentadores do bar e em outros espaços de convivência na cidade. Com informações do jornal Estadão.

VEJA MAIS

image Vítima de agressão física em ponto de táxi, em Belém, presta depoimento na Polícia Civil
“Elas foram agredidas porque são um casal de meninas”, diz prima da vítima

image Coletivo realiza 'beijato' em manifestação contra casos de lesbofobia em Belém
O ato será nesta sexta-feira (3) às 16h, em frente a um ponto de táxi localizado na Avenida Duque de Caxias, no bairro do Marco

image Samba da Feira faz homenagem ao Mês do Orgulho LGBTQIA+
"Samba do Arco-íris" vai reunir artistas representantes da comunidade LGBTQIA+ de Belém com música, roda de conversa e informações sobre o movimento

A polícia invadia bares e boates voltadas para o público gay e prendia quem estivesse ali, mesmo que não existisse nada de ilícito. Mas no dia 28 de junho daquele ano, quando a polícia tentou fazer a mesma coisa com um grupo de lésbicas que estavam no Stonewall Inn, os frequentadores do bar contra-atacaram, atirando pedras, tijolos e moedas nas viaturas, dando início a “Rebelião de Stonewall”, que originou o movimento LGBTQIA+ que conhecemos hoje.

image Rebelião de Stonewall (Reprodução)

Neste mesmo dia, Marsha P. Johnson, uma ativista transexual e drag queen, acompanhada de Sylvia Rivera, outra mulher transexual e imigrante latina, liderou uma passeata rumo ao Central Park, com cartazes, gritos e reivindicações de direitos básicos. A marcha é considerada a primeira Parada do Orgulho. 

Qual a origem do Movimento LGBTQIA+ no Brasil?

O Brasil demorou um pouco mais de tempo para ter as suas primeiras reivindicações abertas. O período de 1964 a 1985 é considerado um dos mais sangrentos da história brasileira, marcado pelo regime militar que havia sido instaurado no país. Com o público em questão, não foi diferente.

O aparelho do regime militar tinha um aparato específico para perseguição dos LGBTQIA+, especialmente em São Paulo. Prisões arbitrárias, especialmente de lésbicas e travestis, ocorriam no estado sob o comando do delegado José Wilson Richetti, através das operações “Sapatão” e “Tarântula”. Segundo o delegado, a ideia era “limpar a cidade dos assaltantes, traficantes de drogas, prostitutas, travestis, homossexuais e desocupados”.

Membros da comunidade de organizavam de maneira clandestina, através de periódicos que eram vendidos às escondidas, como o Lampião da Esquina e o Chanacomchana. Foi graças a este último e a organização de mulheres lésbicas que o Brasil teve o seu próprio “Stonewall”. 

No dia 19 de agosto de 1983, membros do Grupo Ação Lésbica Feminista (Galf), organizadoras e leitoras do periodico se organizaram em frente ao “Ferro’s Bar” para protestar contra a proibição da circulação da publicação no bar, imposta pelo dono. Hoje em dia, celebra-se o Dia do Orgulho Lésbico nesta data.

Entretanto, no Brasil, a primeira marcha só aconteceu em 1995, após o fim da 17ª conferência da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex (ILGA), onde poucas dezenas de pessoas se reuniram em Copacabana, no Rio de Janeiro. Em 1997, tivemos a primeira Parada do Orgulho LGBT+, (na época conhecida como Orgulho Gay). 

image Primeira Parada do Orgulho do Brasil, em 1997 (gusuku_ara/reddit)

Inspirados nas primeiras marchas realizadas por Marsha em 1969, a Parada do Orgulho aconteceu em São Paulo e reuniu pouco mais de 2 mil pessoas. Hoje em dia, o evento é o maior do segmento no mundo todo, além de ter se popularizado e ocorrer em diversas cidades do Brasil.

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL