Jovem quase fica cega por trombose no olho devido uso de anticoncepcional
Alannes Siqueira, de 23 anos, foi orientada a usar o medicamento quando tinha 14 anos, pois sofria com problemas de espinhas
A jovem Alannes Siqueira Badaró, de 23 anos, quase ficou cega do olho direito por uma trombose que desenvolveu devido ao uso de pílula anticoncepcional. As informações são do G1.
A moradora de Santos, litoral de São Paulo, conta que foi orientada a usar o medicamento quando tinha apenas 14 anos, pois sofria com acne. Segundo ela, na época, não foi informado nenhum efeito colateral do contraceptivo. "Os médicos me orientaram a usar porque regularia os meus hormônios. Eu tomava desde os 14 anos, e com 19 tive a trombose no olho. No dia que aconteceu, eu tinha acabado de acordar, estava mexendo no celular, ainda na cama, e senti um incômodo no olho, como se tivesse areia. Ao coçá-lo com as duas mãos, passou o desconforto, mas cinco minutos depois, minhas duas vistas escureceram, como se eu estivesse cega", relata.
VEJA MAIS
Ao ser atendida por uma oftalmologista da emergência, Alannes logo percebeu a indignação da médica. "A médica, então, perguntou se eu tomava anticoncepcional. Quando eu disse que sim, ela arregalou os olhos e falou para eu parar de tomar imediatamente, porque eu sofri uma trombose ocular vítrea, e aquele plástico que eu dizia ver era uma veia do meu olho que havia estourado", finaliza. Depois do ocorrido, a jovem não voltou a tomar o medicamento.
Para o oftalmologista Celso Afonso Gonçalves, a pílula, associada a outros fatores, pode causar trombose no olho. "A pílula anticoncepcional, falar que ela isoladamente provoca isso, é difícil, porém, ela é uma das três grandes vilãs provocadoras. Então, é uma soma de pontos. Se só faz uso da pílula, a chance de ter uma trombose no olho é de uma em 1 milhão. Se ela é tabagista e usa pílula, essa chance aumenta muito, fica em 1 para 100 mil. Se ela tem predisposição familiar, é tabagista e faz uso de pílula, essa chance aumenta muito mais, vai para 1 caso a cada 10 mil".