MENU

BUSCA

Itamaraty quer explicações do Governo do Rio sobre abordagem de PMs a adolescentes negros

Itamaraty pede desculpas aos embaixadores pela abordagem

Iury Costa*

Embaixadores do Gabão e de Burkina Faso foram ao Ministério das Relações Exteriores nesta sexta-feira (05/07). Eles participaram de uma reunião sobre a abordagem da polícia militar a adolescentes negros filhos de diplomatas no Rio de Janeiro.

VEJA MAIS

Deputada Benedita da Silva classifica fala de Carla Zambelli como 'bruta discriminação racial'
Carla Zambelli (PL-SP) a chamou de 'Chica da Silva' em transmissão nas redes sociais

Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial: avanço na lei antirracista auxilia na luta do negro
Advogada e militante do movimento negro Samara Tirza Dias Siqueira fala sobre o avanço das leis antirracistas, instrumentos importantes no combate ao racismo no Brasil. Saiba como conhecer e apoiar a luta dos movimentos negros

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, um pedido de desculpas será entregue em mãos ao embaixador do Canadá ainda nesta sexta-feira.

Na ocasião, o Itamaraty afirmou que acompanha o caso e vai tomar as providências necessárias. Além disso, foi entregue aos embaixadores um pedido formal de desculpas pelo governo brasileiro.

Sobre o caso

Um grupo de adolescentes foram abordados pela PMRJ no bairro de Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro. Nas imagens, é possível ver os policiais saindo armados para abordar os jovens. Em um momento, os agentes chegam a apontar as armas para os meninos. Em nota, a Secretaria de Estado de Polícia Militar disse que os policiais envolvidos na ação portavam câmeras corporais e as imagens serão analisadas para constatar se houve algum excesso por parte dos agentes.

Veja abaixo o momento da abordagem:


*(Iury Costa, estagiário sob a supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política e Economia)

Brasil