Indigena da etnia Guajajara é achado morto no Maranhão

Lideranças pedem por justiça e reclamam da violência dentro e nas proximidades da Terra Indígena Arariboia

O Liberal
fonte

Um indígena identificado como Valdemar Marciano Guajajara, foi encontrado morto, na manhã de sábado (28), na cidade de Amarante do Maranhão, que fica a cerca de 637 quilômetros da capital maranhense São Luís. Com informações da Agência Estado

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) informou que corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e espera exame cadavérico para identificar a causa da morte. De acordo com a regional do Maranhão do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) disse que o indígena da aldeia Nova Viana foi encontrado com marcas "que indicam que ele tenha sido brutalmente assassinado".

"Mais um Guajajara assassinado", lamentam lideranças indígenas em vídeos encaminhados pelo Cimi ao Estadão. Eles pedem por justiça e reclamam da violência dentro e nas proximidades da Terra Indígena Arariboia.

No Twitter, a Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, disse que vai "convocar uma audiência pública no município para exigir a investigação e esclarecimento sobre a motivação destes crimes, além da devida punição dos culpados". "Esses crimes devem ser apurados e os autores devem ser responsabilizado para romper o ciclo de violência contra nós indígenas", escreveu.

Arariboia abriga mais dois povos além dos Guajajaras, sendo um deles isolado (os Awa Guajá e os Awá isolados), e mais de 5,3 mil indígenas, de acordo com o Instituto Socioambiental (ISA). O território tem 413 mil hectares

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL