Homem é preso suspeito de 'alugar' bebê para pedir esmola na rua
Criança estava com fome e sede quando os agentes da Assistência Social identificaram a situação
Um homem foi preso e levado para a delegacia para prestar esclarecimento, após ser acusado de ‘alugar’ um bebê para pedir esmola. O caso aconteceu na sexta-feira (22), em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro.
O suspeito foi abordado durante uma ação de atendimento e acolhimento de população em situação de rua pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Ele estaria usando a criança para sensibilizar pessoas e, assim, pedir dinheiro.
De acordo com a Polícia Civil, o homem foi levado para a 14ª DP (Leblon) pela equipe da secretaria e autuado por expor o bebê em situação de "vexame e constrangimento", com base no artigo 232 do Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente). O documento define que o período de detenção é de seis meses a dois anos.
A secretaria informou que o bebê foi devolvido à mãe. Durante a abordagem, a criança aparentava estar com fome e sede e comeu rapidamente o lanche oferecido pela equipe. O caso foi encaminhado ao Conselho Tutelar de Manguinhos, onde o bebê vive com a família.
A delegada titular da 14ª DP, Natacha Alves de Oliveira, informou que as investigações estão em andamento para verificar se há mais pessoas envolvidas no caso.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA