Grupo no WhatsApp faz família brasileira ser deportada dos Estados Unidos
A família possuía um visto americano de turismo, mas tinha a intenção de continuar no país de forma ilegal
Uma família brasileira que pretendia ficar de forma ilegal em Boston, nos Estados Unidos, foi deportada do país após a descoberta de um grupo no WhatsApp por agente de imigração. O grupo chegou à cidade no dia 17 de abril e, ao passar pelo procedimento de fiscalização, foi impedido de prosseguir a viagem e detido por 14 horas no aeroporto.
VEJA MAIS
Conforme informações do advogado Daniel Toleto, o caso se tratou de uma tentativa de imigração ilegal, uma vez que a família possuía um visto americano de turismo, que lhes garantia a permanência por tempo limitado no país. No entanto, a intenção era continuar de forma ilegal. "Eles passaram 14 horas dentro do aeroporto, com uma série de restrições, muitas pessoas fazendo perguntas e uma pressão enorme. Receberam alguns papéis e foram obrigados a voltar ao Brasil, sem ao menos entender o que estava acontecendo", relatou Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional.
Grupo no WhatsApp
O motivo da negativa de entrada foi a descoberta de um grupo de WhatsApp que a família e outros brasileiros residentes de Boston participavam. Lá, os integrantes trocavam informações sobre trâmites para viver de forma ilegal no pais, incluindo dicas de como fazer compras no supermercado, matricular filhos em escola publica e documentação. Tudo foi analisado e documentado pelos agentes, que negaram a entrada da família.
(Estagiária Paula Figueiredo, sob supervisão)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA