Gabriel Monteiro tem mandato cassado após votação na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro
O relator apresentou várias denúncias, entre elas estupro e prática de assédio moral e sexual contra assessores do mandato, além de agressão a um morador de rua para gravação de vídeo para canal no YouTube.
Por 48 votos favoráveis e dois contrários, Gabriel Monteiro teve o mandato cassado, nesta quinta-feira (18). Além de ser réu na justiça por filmar sexo com uma adolescente de 15 anos, o parlamentar respondia a processo ético-disciplinar no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Rio de Janeiro por várias denúncias, entre elas estupro e prática de assédio moral e sexual contra assessores do mandato e agressão a um morador de rua para gravação de vídeo para canal no YouTube.
A sessão iniciou por volta das 16h e teve 50 votantes. Era preciso, no mínimo, 34 votos a favor da cassação do mandato do vereador, o equivalente a dois terços do total. Após a sessão, o relator Chico Alencar afirmou a candidatura de Monteiro a deputado federal precisa ser reavaliada.
VEJA MAIS
“Quem tem comportamento bárbaro e não civilizado tem que ser banido. O registro da candidatura a federal tem que ser questionada. É incoerência poder se candidatar. A garota que fez o registro mandou um áudio integral e Gabriel tentou culpá-la. Mas quem tem que avaliar agora é a Justiça Eleitoral”, disse o relator.
Um áudio divulgado em reportagem do portal G1 deu embasamento às denúncias. Gabriel comenta sobre a preferência por meninas menores de idade. "Ah, mas a mulher que eu peguei era gata, não era? Pô, 16 aninhos, 17 aninhos. Porque eu gosto muito de novinha". Ouça!
Após 8 horas de sessão, Gabriel ouviu o resultado sozinho. Em silêncio assistiu chegar ao marcador 34 votos. Na própria defesa, Monteiro disse: “venho de cabeça baixa pedir desculpas aos vereadores que se sentiram ofendidos. Eu não fiz por mal", falou sobre sua atuação como parlamentar. Monteiro também disse que é uma "pessoa disposta a aprender". Como apelo, disse: "Encerrar meu mandato é decretar, para minha honra e minha moral, a minha morte. Por mais que seja estranho, eu tento fazer o bem".
Quais as acusações contra Gabriel Monteiro?
- Filmagem e armazenamento de vídeo de sexo com adolescente; Exposição vexatória de crianças, em registros manipulados; Exposição de abuso e violência física contra pessoa em situação de rua;
- Assédio moral e sexual contra assessores do mandato;
- Perseguição a vereadores para retaliação ou promoção pessoal;
- Uso de servidores do próprio gabinete parlamentar para a atuação em sua empresa privada;
- Denúncias contundentes de estupro por quatro mulheres que relatam o mesmo modus operandi.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA