Ex-presidente Lula processa blogueira que comemorou a morte de seu neto
A defesa trabalha com a tese de violação à dignidade da pessoa humana e requer indenização de 50 salários mínimos
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está processando a blogueira Alessandra Strutzel, que utilizou o Facebook para fazer postagens em que comemorava a morte de seu neto, Arthur Lula da Silva. A informação foi dada por Sérgio Quintella, da revista Veja.
Lula entrou com uma petição escrita por oito advogados, entre os quais o ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão e a deputada federal Gleisi Hoffmann, em que pleiteia uma indenização de 50 salários mínimos, o equivalente a cerca de R$ 50 mil.
As postagens objeto do processo em questão foram feitas em março, quando o ex-presidente divulgou na internet a notícia de que seu neto havia morrido. Em seu perfil do Facebook, Alessandra Strutzel comentou: “Pelo menos uma notícia boa”. Diante da repercussão negativa sobre o comentário feito, a blogueira retirou o post do ar, mas antes disso, internautas fizeram prints e lançaram nas redes sociais.
Em outro post, Alessandra compartilhou uma foto do ex-presidente sorrindo, acompanhado por policiais federais, com a seguinte legenda: “Se nem ele está triste, por que eu estaria?”.
A defesa de Lula trabalha com o argumento de que, ao externalizar esses comentários em rede pública, a blogueira teria violado a dignidade da pessoa humana: “Ao atingir a honra do requerente, a requerida cometeu ato ilícito, ferindo direitos subjetivos privados, devendo, portanto, responder pelos danos causados”.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA