Engenhoca ligada ao celular faz teste de sangue

Pesquisador da Unesp desenvolve aparelho de exames portátil que funciona como laboratório

Redação Integrada com informações do G1
fonte

Já pensou em medir dados do sangue em casa? Um pesquisador pensou. Ele trabalha no Instituto de Química da Unesp de Araraquara (SP), e desenvolveu um biossensor que pode fazer diversas medições por meio de uma gota de uma simples sangue e funciona como um laboratório portátil de exames. Ideia é identificar doenças precocemente.

O aparelho é acoplado ao celular, onde aparecem os resultados das medições feitas no sangue.

“A gente se baseou no conceito do glicosímetro, que mede a glicose e hoje é disponível na casa das pessoas. A ideia é universalizar para fazer a medida de qualquer biomarcador”, explicou Paulo Roberto Bueno ao G1.

O objetivo é disponibilizar o aparelho em todos os consultórios médicos e diminuir o tempo de espera dos diagnósticos, simplificando e barateando os exames.

O dispositivo foi desenvolvido a partir de uma parceria com a universidade de Oxford, na Inglaterra. Lá, Paulo Bueno passou uma temporada, em 2011, aprendendo a construir biossensores com um químico inglês, parceiro no projeto.

Para dar prosseguimento ao invento, o pesquisador montou a startup (empresa iniciante de tecnologia que recebe investimentos) Osler Diagnostics, que já recebeu 38 milhões de libras, cerca de R$ 200 milhões, para as pesquisas e desenvolvimento.

 A empresa pretende comercializar o aparelho em três anos, aperfeiçoando para que o paciente possa usado em casa e enviar os resultados para o celular do médico.

“A gente mostrou que era possível fazer esse dispositivo e agora o que está se buscando fazer é torna-lo um produto regulamentado no mercado”, afirmou Bueno.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL