ENEM: quem pode fazer o exame de graça?
Estudantes que se encaixarem nos requisitos do Inep podem pedir isenção na taxa da inscrição do ENEM
Um dos principais meios de ingresso ao ensino superior no Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem a participação de milhões de estudantes todos os anos. Anualmente, uma parcela de candidatos participa do exame totalmente de graça devido à isenção na taxa de pagamento de inscrição.
No entanto, essa contemplação é válida somente para alunos que se encaixarem nos requisitos exigidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pela organização e aplicação do ENEM.
VEJA MAIS
Quem tem direito à isenção na taxa de inscrição do ENEM?
Segundo o site do Governo Federal, o Ministério da Educação "garante Enem de graça para quem mais precisa". Sendo assim, o exame pode ser de graça para os alunos que se enquadrarem nos seguintes requisitos:
- Matriculados na 3ª série do ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
- Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
Vale ressaltar que, mesmo se encaixando nos requisitos acima, o aluno deve solicitar a isenção durante a inscrição, para, então, participar gratuitamente do ENEM. Feito o pedido, o Inep avaliará a situação do aluno e encaminhará uma resposta sobre a solicitação. Uma vez aprovada, o candidato não precisa se preocupar com o vencimento para pagar a taxa de inscrição do ENEM.
Sou isento e não fiz o ENEM, o quê fazer?
Os alunos que tiveram isenção da taxa de inscrição aprovada e não compareceram aos dois dias de prova do Enem precisam justificar a ausência caso desejem participar da próxima edição novamente de graça. A justificativa é feita na Página do Participante, com o login único da plataforma Gov.br.
(*Gabriel Bentes, estagiário sob supervisão da editora web de OLiberal.com, Ádna Figueira)