ENEM 2024: como calcular a nota média do exame? Veja aqui!

Nota média pode ser utilizada no ProUni, Fies, SiSU e insituições particulares de ensino superior

Gabriel Bentes
fonte

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro deste ano. Após a realização das provas, os estudantes aguardam ansiosamente para saberem como foi o desempenho no exame. Gerada por meio de uma média simples, a nota do ENEM é composta pela soma das notas das áreas de conhecimento, incluindo a redação, e dividida por 5. Ou seja:

Nota em Ciências Humanas e suas Tecnologias + nota em Ciências da Natureza e suas Tecnologias + nota em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias + nota em Matemática e suas Tecnologias + nota na Redação = Somatória ÷ 5 = nota média do ENEM.

VEJA MAIS

image Inep disponibiliza cartilha da redação do Enem
Aplicação da prova está marcada para 3 de novembro

image Tecnologia 5G no Pará ajuda alunos a estudar online para o Enem
Pará é o 5º estado brasileiro com a ter mais inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano

image Lula sanciona novo ensino médio com veto a mudança no Enem
Trecho vetado é referente à inclusão de itinerários formativos

Vale ressaltar que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do ENEM, utiliza da Teoria de Resposta ao Item (TRI) para gerar a média final, que considera a consistência dos acertos e não somente a quantidade.

Isso quer dizer que o sistema interpreta como incoerente acertar uma questão de nível mais elevado e errar duas de nível fácil.

image Imagem: Divulgação

Após divulgado o boletim, a nota média pode ser utilizada no Programa Universidade para Todos (ProUni), Programa de Financiamento Estudantil (FIES) e Sistema de Seleção Unificada (SiSU), sendo este último utilizando na maioria dos cursos a média ponderada, ou seja, cada área tem um peso diferente.

Além destes, a nota pode ser utilizada para conseguir bolsa de desconto em instituições particulares de ensino superior.

Como ver a nota do Enem?

A nota média do ENEM é divulgada na Página do Participante alguns meses após os dois domingos de prova. Siga os passos abaixo para conferir:

  1. Acesse o portal da Página do Participante;
  2. Efetue o login com a conta do site gov.br, informando seu CPF e a senha;
  3. Selecione as imagens solicitadas ou digite os caracteres pedidos;
  4. Clique em “Enviar”.

No portal, é possível ver também as notas de outras edições que o aluno participou. Basta clicar em "Edições anteriores" e escolher o ano de interesse.

Cartilha da redação do Enem 2024

Para esclarecer dúvidas dos participantes quanto às competências cobradas para uma boa redação, o Inep disponibilizou, em seu portal, o documento “A Redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante”. O material traz informações sobre a matriz de referência da prova e apresenta amostras comentadas de textos que receberam pontuação máxima (1000 pontos) no Enem 2023. Clique aqui para acessar!

Como ver a nota e correção da redação?

A nota da redação é disponibilizada no mesmo site. Para acessar, clique no botão “Vista pedagógica”, e será possível verificar o desempenho de cada uma das cinco competências da redação do ENEM, chamada de espelho da redação.

Ele serve para o aluno analisar os pontos fortes e fracos da redação, para, se necessário, melhorar a argumentação na redação dissertativa-argumentativa em próximos exames e provas.

(*Gabriel Bentes, estagiário sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL