Em supermercado, casal negro esvazia bolsa para revista e uma Bíblia é encontrada
Caixa disse que queria ver a bolsa da cliente, que disse que só mostraria na presença da polícia
Um casal de negros fazia compras no supermercado Extra, em São Paulo, e foi obrigado pela caixa a esvaziar a bolsa para ser revistada. O quem foi encontrado? Uma Bíblia. O caso parou na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) nesta quinta-feira, 29.
"A moça me deu o valor, peguei meu cartão pra pagar e ela disse: 'preciso ver tua bolsa'. Eu falei: 'sério?'", relatou Edgar Oliveira de Carvalho, que estava com a esposa ao lado.
"Eu perguntei pra ela: 'você tem alguma dúvida se coloquei algo dentro?'. Fiquei sem ação. Me faltou o chão", contou Letícia Reis Oliveira de Carvalho, que disse à caixa que só abriria a bolsa na presença da polícia.
Quando a polícia chegou, Edgar esvaziou a bolsa em um carrinho de compras e dentro havia uma carteira, uma bolsinha com remédios e uma bíblia.
O policial tentou deixar por menos. "Não é nada fora do normal. Você está dentro de um estabelecimento comercial", justificou. Mas o casal disse que não havia nada de normal naquela situação. "Eu perguntei para o gerente com quantas pessoas eles fizeram aquilo naquele dia", disse Letícia.
Após a humilhação no supermercado, Letícia e Edgar foram registrar um boletim de ocorrência na delegacia da região e, dias depois, procuraram a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que investiga o caso.
A administração da rede de supermercados Extra divulgou uma nota em que afirma condenar condutas discriminatórias. Disse que assim que tomou conhecimento do episódio, imediatamente, acionou a loja, dando início a um processo interno de investigação.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA