Eclipse lunar: veja quando, horário e onde assistir a última lua de sangue do ano
Quem perder essa lua de sangue só poderá acompanhar outro eclipse, da mesma forma, em março de 2025. Confira o horário e onde assistir, on-line, a última lua de sangue do ano
Mais uma vez um eclipse lunar poderá ser visto no céu do Brasil, em algumas regiões do país. Esse é o último do ano de cobertura total, também conhecido como ‘Lua de Sangue’ e está programado para esta terça-feira (08). Será ao todo, 1 hora e 25 minutos de fenômeno. Nesse caso, a Terra passa entre o Sol e a Lua, projetando a sombra sobre a Lua. Veja o horário e onde assistir a última lua de sangue do ano.
VEJA MAIS
Onde será possível ver a última lua de sangue de 2022?
A última lua de sangue de 2022 poderá ser vista em quase todas as partes do mundo. Será muito mais visível nos países como Austrália, Nova Zelândia e Ásia. Para os australianos, por exemplo, o eclipse começa às 20h09 (no horário local) e ficará completa entre 21h16 às 22h41.
Que horas vai acontecer o eclipse lunar?
O fenômeno do eclipse lunar, no Brasil, poderá ser visto nas primeiras horas da terça-feira (08), a partir das 06h09, (horário de Brasília) com maior visibilidade no Acre (AC) e no Amazonas (AM). Além disso, moradores de grande parte do Pará, Amapá, Rondônia, Roraima, parte do Mato Grosso e parte do Mato Grosso do Sul conseguirão presenciar a lua de sangue, parcialmente, um pouco antes das 7h.
Ainda no Brasil, muito mais visível na faixa oeste do país, a fase total será às 7h17 e permanecerá às 8h42. O fim do eclipse parcial será de 9h49 até 10h50.
Quando será a próxima lua de sangue total?
Quem perder a lua de sangue desta terça-feira (08) poderá acompanhar a próxima em março de 2025.
Onde assistir, on-line, a transmissão do eclipse da lua de sangue?
Nesta última lua de sangue total de 2022 vai ser transmitida ao vivo para o mundo, por meio do projeto “O Céu em sua casa: observação remota”, pelo canal do Observatório Nacional no YouTube. Acompanhe!
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA