Duas crianças, de 2 e 5 anos, morrem de Covid-19 em Goiás em dois dias
José Vitor, de 2 anos, não tinha nenhuma comorbidade
Duas crianças morreram por complicações da Covid em dois dias em Goiás. José Vitor Xavier Rodrigues, de 2 anos, faleceu nesta terça-feira (25), e, um dia depois, ontem (26), faleceu Marcos Jhon Marques da Silva, de 5 anos. As informações são do Metrópoles.
José Vitor não tinha nenhuma comorbidade e morreu por conta de uma insuficiência respiratória aguda, causada pela Covid-19, conforme informações do Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Morrinhos. A prefeitura afirma que ele chegou a ser intubado, mas sofreu paradas cardíacas e não resistiu.
O caso será investigado pela Secretaria de Saúde de Goiás (SESGO), antes de entrar na estatística oficial. Segundo o órgão, o menino apresentou quadro febril, garganta inflamada e sintomas gripais no dia 17 deste mês, na creche municipal.
A família foi comunicada pela diretora da creche, assim que foi constatado a febre na criança. José Vitor ficou de repouso em casa durante uma semana, até se recuperar, mas não foi testado para Covid-19.
Quando retornou às aulas, nesta segunda (24), ele começou a tossir e levar a mão ao peito. A família decidiu levar a criança para um hospital particular, onde a médica solicitou internação imediata. Ele foi transferido para o hospital municipal, onde já chegou em estado grave.
O teste de Covid foi feito no local e deu positivo. No entanto, horas depois da internação, a criança sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.
Criança de 5 anos falece em casa
No dia seguinte à morte de José Vitor, outra criança faleceu após testar positivo para a Covid-19, em Goiás. Marcos Jhon Marques da Silva, de 5 anos, tinha atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e sofria ataques epiléticos.
Um dia após apresentar os primeiros sintomas, Marcos foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois transferido para o Hospital Estadual de Urgências da cidade (Hurso). Marcos foi atendido e liberado horas depois para retornar para casa com os pais.
Entretanto, na manhã de ontem, por volta das 7 horas, a mãe percebeu que o menino não estava se mexendo. Marcos havia sofrido uma parada cardiorrespiratória e foi levado novamente para o Hurso, mas já chegou sem sinais vitais ao local.
A vacinação de crianças em Santa Helena de Goiás ainda não atingiu o público com idade igual a de Marcos Jhon. Até o momento, estão sendo imunizadas crianças com idade entre 8 e 11 anos
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA