MENU

BUSCA

Distribuidoras relatam problemas temporários em sistemas por apagão cibernético, diz Aneel

Apagão cibernético afetou empresas e usuários no mundo todo

Letícia Fucuchima/Reuters

 Algumas distribuidoras de energia elétrica relataram problemas temporários em sistemas comerciais e de atendimento ao consumidor em função do apagão cibernético global que afeta vários tipos de serviços nesta sexta-feira (19/7) disse a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Em comunicado, a autarquia afirmou que as concessionárias repassaram informações à Abradee, associação que representa o segmento, e que as distribuidoras estão em prontidão e mobilizadas para reduzir eventuais impactos.

Mais cedo, a Aneel havia dito que haviam sido reportadas falhas em sistemas como call centers, aplicativos e despacho de equipes de campo, que estavam sendo atendidas, alternativamente, via rádio.

VEJA MAIS

Apagão cibernético: cartões de embarque são escritos à mão no Aeroporto Internacional de Belém
Queda massiva de sistemas relacionados à Microsoft afetou serviços no mundo todo

Entenda o que é CrowdStrike Falcon, software responsável por apagão cibernético
Atualização na plataforma Falcon, da CrowdStrike, interrompe serviços essenciais em diversos países

A Aneel destacou ainda que não houve impacto em seus sistemas computacionais, bases de dados e plataformas de atendimento ao consumidor.

"Também não houve impactos no Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e, com isso, não há intercorrências na operação do Sistema Interligado Nacional (SIN)", acrescentou.

Brasil