MENU

BUSCA

Dia Internacional da Mulher: veja a origem da data e as lutas reivindicadas

Em todo o mundo, 8 de março é a data reservada para celebrar, lembrar da história e cobrar direitos das mulheres

Rayanne Bulhões

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março. A data marca a luta e a celebração de conquistas do público feminino, em muitas áreas sociais. Há alguns períodos na história que relatam a trajetória delas, em diferentes contextos, na busca de direitos, respeito e melhores condições de trabalho. Veja a origem da data do Dia Internacional da Mulher.

VEJA MAIS

Dia Internacional da Mulher: data será celebrada com eventos e manifestações em Belém
Algumas programações se estendem ao final de semana


Saiba onde almoçar quase 'de graça' no Dia da Mulher em Belém
Restaurante popular da capital paraense servirá almoço especial por R$ 2. Em alusão ao Dia internacional da Mulher, ainda haverá a oferta de serviços de saúde gratuitos e distribuição de mudas de plantas

Qual a origem do 8 de março – Dia internacional da Mulher?

Um dos momentos que marcaram a história foi o incêndio, em 1857, em Nova York. Após Revolução Industrial, mulheres eram submetidas a jornada de trabalho de mais de 12 horas no setor têxtil, sem condições de saúde e higiene. Até que aconteceu um acidente na empresa Triangle Shirtwaist Company. Somente neste dia, 146 pessoas morreram. Dessas, 125 eram mulheres.

Nos anos seguintes, e com marco em 1908, 15 mil mulheres continuaram a protestar por direitos iguais e melhores condições de trabalho. Esse dia ficou conhecido como "Dia da Mulher Trabalhadora", o que deu norte para que centenas de outras pudesse fazer o mesmo, em 17 países diferentes. O movimento pedindo reconhecimento, mais espaço de decisão e direito ao voto continuou no atravessar de décadas e até de Guerra Mundial.

Em 1911, o mês de março seguiu com celebração e luta, incluindo na Alemanha, Áustria, Dinamarca e Suíça. Mas o movimento só foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, após 60 anos da criação da data.

Mulheres motociclistas crescem nos últimos 10 anos
Modelos da Cometa Motocenter oferecem praticidade e agilidade na rotina

Qual a importância de movimentos em defesa do direito das mulheres?

Para além de uma data importante para lembrar sobre as lutas das mulheres ao longo dos anos, o Dia Internacional das Mulheres destaca as desigualdades que ainda existem na sociedade atual. O movimento feminista tem desempenhado um papel fundamental na promoção da igualdade de gênero e na luta pelos direitos em todo o mundo.

As reivindicações das mulheres têm sido variadas: igualdade de salários, oportunidades iguais de emprego e promoção, igualdade de direitos políticos, acesso a serviços de saúde e educação de qualidade, e proteção contra a violência de gênero.

Embora muito tenha sido alcançado nas últimas décadas, ainda há muito trabalho a ser feito para garantir que as mulheres sejam tratadas com igualdade e justiça. O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para refletir sobre essas questões e para nos unirmos na luta pela igualdade de gênero.

Brasil